sábado, 30 de março de 2013


Barrocas em festa neste sábado (30)

A Moção de Congratulações nº 15.215/2013 foi apresentada pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) na Assembleia Legislativa (AL) devido a passagem do aniversário de 13 anos de emancipação político-administrativa do município de Barrocas, comemorado neste sábado (30). O documento foi inserido na ata dos trabalhos da Casa.


“Nesta data festiva em que Barrocas comemora a sua emancipação político-administrativa, parabenizo os moradores locais por conta da perseverança em manter a cidade nas trilhas do progresso e desejo que todos os barroquenses tenham os seus direitos cada vez mais concretizados”, declara a parlamentar, que solicitou que a proposição chegue ao conhecimento da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores.

História do município
Nominado de Barrocas fazendo referência ao terreno rasgado pela enxurrada, o hoje município teve início por volta de 1880 em uma fazenda. Tempos depois o progresso local foi alavancado por conta da inclusão do território barroquense no trajeto da estrada de ferro que ia de Salvador a Juazeiro.
Polo de extração de minérios, uma das atividades econômicas locais que persiste até hoje, Barrocas recebeu uma plataforma ferroviária que beneficiou a logística de transporte do material extraído na localidade. O grande fluxo de viajantes motivou a construção de um abrigo simples na plataforma, feito com teto de zinco e tábuas, para acomodar os passageiros. 
Elevada a categoria de distrito de Serrinha em dezembro de 1983, a primeira vez que Barrocas tornou-se independente foi no dia 09 de maio de 1985, mas a conquista durou pouco tempo. Cinco anos depois, a criação do município foi anulada e ele voltou a ser distrito serrinhense. 
A consagração de Barrocas como município veio com a Lei estadual nº 7.620, de 30 de março de 2000. Dessa data em diante a cidade passou a ter autonomia. Diversas manifestações culturais fazem parte da cultura barroquense, a exemplo dos festejos juninos, período também em que se comemora o santo padroeiro local, São João Batista.
Fonte: Assessoria da deputada Graça Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário