A partir do dia 3 de fevereiro, todas as
secretarias municipais serão integradas ao Sistema Eletrônico de Informações,
ferramenta que possibilitará a tramitação célere de toda a documentação oficial
na Administração Pública, tendo entre os principais trunfos a eliminação quase
que por completo da circulação de papel.
O
Sistema é disponibilizado gratuitamente pelo IV Tribunal Regional Federal da
Justiça, e Feira de Santana será a primeira cidade baiana a se adequar a esta
nova cultura, já em funcionamento na Prefeitura de São Paulo, na UEFS, nalguns
órgãos federais, e testado com sucesso pela Fundação Cultural Egberto Costa.
Com
isso, a transmissão eletrônica de documentos poderá ser acompanhado em tempo
real da sua movimentação, possibilitando a consulta externa dos interessados,
conforme prevê o artigo terceiro da Lei de Acesso à Informação. Além da
eficiência, este modelo fomenta o desenvolvimento da cultura de transparência e
do controle social da administração pública.
O
mecanismo está sob a coordenação da Secretaria de Administração, responsável
pela capacitação dos funcionários indicados por cada secretaria, que por sua
vez se incumbirão de multiplicar os conhecimentos adquiridos com os demais
servidores envolvidos neste processo. Ressalte-se que, a cada R$ 1 investido em
tecnologia, a gestão pública economiza, em média, R$ 9,79.
O
projeto foi apresentado pelo secretário Sebastião Cunha, (Administração) aos
demais colegas, durante reunião presidida pelo prefeito Colbert Martins da
Silva Filho, na tarde desta segunda-feira,20, na Sala de Reunião do Paço Maria
Quitéria.
Fonte: Secom/Foto/Washington Nery
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