sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Polícia Civil flagra empresário com 48 kg de drogas em Teixeira de Freitas

 

Quarenta e oito quilos de maconha, que estavam escondidos dentro de uma geladeira, foram apreendidos pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (30). As drogas foram encontradas no bairro Monte Castelo, município de Teixeira de Freitas.

Durante a ação de hoje, também foi cumprido mandado de busca e apreensão em um bar e restaurante, no bairro de Vila Caraípe. No local, foram apreendidos aparelhos celulares e um notebook.

A apreensão foi decorrente de uma investigação, após uma mulher ser encontrada com entorpecentes, em novembro de 2023, na cidade de Itabuna. As apurações apontam que o empresário era o fornecedor, por meio de um esquema que envolve uma terceira pessoa, a qual já está à disposição da Justiça no Conjunto Penal de Itabuna.

Além do mandado de prisão preventiva, o homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

 

Caminhada do Perdão poderá ser Patrimônio Imaterial

 

Com 10 edições já realizadas em Feira de Santana, a Caminhada do Perdão pode se tornar Patrimônio Imaterial do Município. O reconhecimento está previsto no Projeto de Lei nº. 42/2024, aprovado em primeira votação pela Câmara. Ainda em tramitação, a proposta deve ser apreciada em segunda e última discussão nas próximas sessões da Casa Legislativa.

A Caminhada do Perdão é um evento tradicional realizado anualmente em Feira de Santana, com a participação de diversas comunidades e organizações, promovendo valores de reconciliação, paz, e fraternidade, conforme a justificativa da proposta. Se aprovado e sancionado, o Projeto autoriza o Poder Executivo Municipal a adotar as medidas necessárias para o reconhecimento, a preservação e a promoção do evento como Patrimônio Imaterial.

Neste sentido, a organização da Caminhada poderá firmar parcerias com entidades públicas e privadas, com o objetivo de “preservar e proteger a memória histórica e cultural associada ao evento; valorizar a participação da comunidade e o fortalecimento dos laços sociais e promover a conscientização sobre a importância dos valores de perdão e reconciliação”.

 

 

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Polícia civil prende autor de latrocínio em Feira de Santana

 

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), através da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (28), um dos autores do latrocínio ocorrido na Avenida Padre José de Anchieta, bairro Rua Nova, neste município. A vítima, Venâncio Alves de Oliveira, de 65 anos, foi morta por disparo de arma de fogo, após uma tentativa de assalto, na noite de terça-feira (27).

Por meio de diligências investigativas, os policiais civis identificaram a motocicleta utilizada no crime e ficou constatado que a mesma era adulterada. A identificação do veículo permitiu localizar o antigo proprietário, o qual forneceu dados do atual dono.

“Além dos dois homens que estavam na motocicleta, foi identificado um terceiro envolvido. As diligências, incluindo a coleta de depoimentos, levaram à prisão de um dos autores na cidade de São Gonçalo dos Campos. O suspeito, responsável pelo planejamento do latrocínio, identificou a vítima, o local do crime e forneceu a motocicleta utilizada”, explicou o titular da DRFR, delegado André Ribeiro.

O preso está à disposição da Justiça. A prisão preventiva dele e dos outros dois suspeitos foi requisitada ao Poder Judiciário.

Acusado de estupro de vulnerável é preso pela DAI em Feira de Santana


Policiais civis da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) de Feira de Santana cumpriram um mandado de prisão, nesta quinta-feira (29), contra um homem de 54 anos acusado do crime de estupro de vulnerável. O investigado abusou sexualmente de três sobrinhas, as quais tinham idade entre 8 e 12 anos, na época dos fatos.

O acusado já havia sido indiciado pela DAI pelo mesmo crime, o que revela a contumácia dele em práticas sexuais contra crianças. Devido à gravidade da situação, a autoridade policial representou ao Judiciário pela prisão preventiva do suspeito, a qual foi decretada. Ele está à disposição do Poder Judiciário.

“Nesta semana, é o segundo mandado de prisão preventiva cumprido pela Delegacia para o Adolescente Infrator de Feira de Santana contra suspeitos da prática de crime de estupro de vulnerável. A unidade especializada reforça o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes desta cidade e o combate intenso a este crime hediondo”, frisou a titular da DAI, delegada Danielle Matias.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Agressor é preso em flagrante dentro do Complexo de Delegacias em Feira de Santana

 

Policiais civis da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana prenderam em flagrante um homem suspeito de violência contra a mulher, dentro do Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, na terça-feira (27). A vítima, uma adolescente de 16 anos, estava na unidade policial com sua mãe, registrando um boletim de ocorrência contra o agressor, que é seu ex-namorado.

“Antes de finalizar o registro, o agressor foi até a recepção da unidade, em tom ameaçador, deixando as duas mulheres muito amedrontadas. Diante desse fato, os investigadores deram voz de prisão a ele e o conduziram juntamente com as vítimas até a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), onde foi autuado em flagrante”, explicou a titular da Deam de Feira, delegada Clécia Vasconcelos.

A vítima estava registrando um boletim de ocorrência contra o agressor, que a ameaçou de morte por não aceitar o fim do relacionamento. Além disso, o suspeito lesionou com os dentes a genitora da adolescente.

A prisão ocorreu durante a Operação Shamar, ação nacional de combate ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra a mulher, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O preso está à disposição do Poder Judiciário.

Acusado de estupro é preso em Feira de Santana

 

Policiais civis da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Feira de Santana, em conjunto com a Delegacia de Homicídios do município, cumpriram um mandado de prisão contra um homem de 45 anos, acusado de estupro. Ele foi preso na terça-feira (27), no bairro Gabriela, nesta cidade.

O trabalho foi realizado durante a Operação Shamar, ação nacional de combate ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra a mulher, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O preso está à disposição do Poder Judiciário.

A Shamar ocorre desde 2023 no mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. O Agosto Lilás faz referência à data em que foi sancionada a Lei Maria da Penha, marco no combate aos crimes de gênero no Brasil.

 

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Polícia Civil fecha consultório odontológico clandestino e prende homem por exercício ilegal da arte dentária


Uma operação da Polícia Civil em conjunto com órgãos fiscalizadores interditou um consultório odontológico clandestino, localizado na Rua do Triunfo, no centro de Vitória da Conquista. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (27) e um homem foi preso em flagrante por exercício ilegal da arte dentária.

Intitulada de “Criminalis Praxi”, a operação foi deflagrada para cumprimento de mandado de busca e apreensão. Equipes da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Sudoeste) participaram das diligências.

Durante as buscas, as equipes identificaram diversos produtos com validade expirada e instrumentais odontológicos sem a devida esterilização. O local não possuía licença sanitária e a sala de atendimento encontrava-se insalubre, não tendo sido apresentado registro de formação e qualificação do profissional, que não era habilitado para exercer a profissão de dentista nem de técnico em prótese dentária.

Os materiais com validade expirada e uma caixa de perfurocortantes foram apreendidos para serem incinerados. O homem também vai responder pela utilização de produto destinado à fins terapêuticos ou medicinais sem registro no órgão fiscalizador competente, cujas penas máximas somadas podem chegar até 17 anos de prisão.

De acordo com o titular da DT de Vitória da Conquista, delegado Paulo Henrique de Oliveira, as investigações iniciaram em junho deste ano, quando uma vítima procurou a Polícia Civil e registrou uma ocorrência relatando que em novembro de 2023 pagou R$ 250 por um tratamento de canal com o falso dentista e que já tinha sido atendida por ele outras duas vezes.

“Em decorrência desse procedimento, a vítima ficou com muitas dores, um lado do rosto paralisado e com parestesia, por ter atingido o nervo trigêmeo. Ela deu entrada no dia 2 de dezembro do ano passado em um hospital, ficando 38 dias internada, sendo 12 na UTI, onde precisou fazer traqueostomia para drenagem da infecção local do siso”, detalhou o delegado. Logos após a denúncia, foi instaurado um inquérito policial para apurar as práticas dos crimes de exercício ilegal da arte dentária e lesão corporal de natureza grave por resultar perigo de vida.

Com o cumprimento da ordem judicial, o local onde funcionava o consultório foi lacrado e interditado. 

O flagranteado está à disposição da  Justiça. As diligências foram acompanhadas por peritos criminal e odonto criminal do Departamento de Polícia Técnica (DPT), representantes do Conselho Regional de Odontologia da Bahia e da Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista.

Acusado de homicídio é preso em Feira de Santana


 

Policiais da 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana cumpriram um mandado de prisão contra um homem de 24 anos, nesta terça-feira (27), no bairro Brasília, nesse município. A vítima, Darlon Brenderson da Silva Santos, 20 anos, foi morta com golpes de arma branca, após uma discussão com o acusado no último sábado (24), na Rua Milão, no interior de um posto de lavagem.

No momento da prisão, ele estava com duas facas armazenadas dentro de um saco plástico, na cintura, confirmando a participação no crime. As armas apreendidas passarão por perícia. O suspeito está à disposição da Justiça.

Prefeitura de Feira é acusada de doar alimento vencido para evento de religião de matriz africana

 

O líder religioso feirense Aristides Maltez, representante da Associação Unzó Itakayango, usou a Tribuna Livre da Câmara, nesta terça-feira (27), para reclamar de uma doação de alimento com data de validade vencida, pela Prefeitura, para apoio a um evento da instituição, no mês de janeiro deste ano. Segundo ele, foram repassados, para a alimentação dos participantes do “Encontro das N’danjis do Axé”, cerca de 100 pacotes de biscoitos, com prazo de consumo expirado em 16 de novembro de 2022.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) foi responsável pela doação ao evento. “Este tipo de lanche é destinado ao povo candomblecista.
Enquanto recepcionam os ricos em restaurantes de luxo, isto é o que nos é oferecido. Tenho certeza que nenhum secretário oferece este tipo de comida para os seus convidados”, protestou o líder religioso deixando um dos pacotes de biscoito para análise da Câmara.

Outra situação protagonizada pela Prefeitura, conforme relato de Aristides Maltez, trata-se de dificultar acesso à distribuição de cesta básica por integrantes do culto de matriz africana. Dizendo-se vítima do problema, ele relatou que, no início deste ano, sua casa e de diversos outros moradores do bairro Campo Limpo foi alagada. Inclusive, houve perda de móveis e utensílios. No entanto, após o cadastro das famílias junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e a respectiva entrega de documentações à Sedeso, todos receberam cesta básica, colchão e cobertor. “Quanto a mim, a servidora do órgão disse que devido ser agente de endemias, não teria direito a receber”, relatou.

No entanto, conforme Aristides, houve uma agente comunitária de saúde (ACS), residente no mesmo loteamento dele, recebeu os alimentos da Prefeitura. “Fui à secretaria, mas não consegui falar com o titular da pasta”, frisou, cobrando que o direito às políticas públicas seja garantido à todas as pessoas. Aos parlamentares do Legislativo, o líder religioso solicitou uma fiscalização mais rigorosa quanto à quantidade de itens que integram a cesta básica, doada pelo Município: “São apenas cinco itens. É bom começar a observar”.

domingo, 25 de agosto de 2024

Operação Ciber Smoke apreende mais de 2 mil cigarros eletrônicos, em Feira de Santana

 

Equipes do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) apreendeu 2.410 cigarros eletrônicos, avaliados em R$ 400 mil, na quinta-feira (22), durante a Operação Ciber Smoke, em Feira de Santana. O objetivo da ação é combater o crescente comércio clandestino de cigarros eletrônicos neste município.

Durante a operação, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Os responsáveis pelos locais poderão responder por crimes contra a saúde pública e contrabando, conforme o previsto na legislação brasileira. O comércio do produto é ilegal e a venda é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A utilização desse produto representa um risco significativo à saúde pública, além de estar em desacordo com as normativas sanitárias vigentes. A cooperação entre as autoridades de saúde e segurança pública será intensificada para garantir a aplicação das normas e a proteção da sociedade.

 

Homem é preso enquanto registrava boletim de ocorrência em Feira de Santana

 

Equipes da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/SERTÃO) cumpriram um mandado de prisão pelo crime de furto em desfavor de um homem de 44 anos. O fato aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), naquele município.

A prisão foi efetuada enquanto o acusado estava no Serviço de Atendimento Policial (SAP), do Complexo de Delegacias do Sobradinho, registrando um boletim de ocorrência de perda de documentos. A investigadora, responsável pelo atendimento, identificou a existência do mandado de prisão e deu cumprimento à ordem judicial. Ele está à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Civil apreende grande quantidade de drogas, armas e munição em Irecê

 

A Polícia Civil da Bahia não cansa de produzir exemplos de que o trabalho compartilhado compensa. Em mais uma operação conjunta desenvolvida desde a última quinta-feira (22) pelos investigadores das 14ª e 15 ª Coordenadorias Regionais de Irecê e Seabra, foram localizados dois bankers e apreendidos grande quantidade de armas, mais de 6 mil munições de diversos calibres e quase 30 quilos de drogas, entre cocaína e maconha.

No total foram tirados de circulação 32 pacotes com 18 quilos de maconha, 11 quilos de cocaína, uma pistola calibre 9 milímetros, um revólver calibre 38, 1.200 munições de fuzil calibre .556, 4.370 munições de pistola calibre 9mm, 58 munições de calibre .380, 8 munições de .40, 6 munições de calibre 38, duas munições de fuzil calibre 762, uma munição de calibre .30, além de um carregador de fuzil.

O material apreendido é avaliado em aproximadamente três milhões de reais. A operação é o desdobramento da ação que já havia estourado um laboratório, também em Irecê, onde foi realizada a maior apreensão de cocaína do ano. As investigações apontam que o grupo criminoso utilizava os locais para armazenamento do arsenal bélico e de drogas destinadas a comercialização em toda a região Centro-Norte do Estado da Bahia.

 

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Polícia Civil realiza a maior apreensão de cocaína do ano

 

Uma operação da Polícia Civil na região de Irecê resultou na maior apreensão de cocaína do ano. Dois homens foram presos em flagrante e um adolescente apreendido. A ação desarticulou um laboratório de refino da droga, avaliada em R$ 11 milhões.      

As investigações tiveram início há um ano e as diligências apontaram que o grupo criminoso atuava nas regiões de Irecê, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Ibotirama. O refino da droga era realizado no laboratório e o entorpecente era distribuído na capital baiana e em cidades do interior. 
Na propriedade, além dos três flagranteados, foram apreendidos centenas de tabletes de cocaína, uma pistola calibre 9 mm, municiada, ⁠um veículo onde estavam armazenadas dezenas de tabletes da droga com destino a Salvador, uma balança importada, ⁠quatro liquidificadores industriais, ⁠duas prensas hidráulicas avaliadas em R$ 36 mil, centenas de quilos de sílica pirogênica (pó utilizado para a produção da cocaína) e fitas adesivas utilizadas para embalar os entorpecentes.

A operação contou com a participação de equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATTI/Chapada), CATTI/Diamantina, Serviço de Investigação (SI) das unidades territoriais de Xique Xique, Lapão e Ibipeba e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Irecê).

 

Estudante de odontologia é autuada por exercício ilegal da profissão em Teixeira de Freitas

 

Equipes da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas autuaram, na quinta-feira (22), uma mulher, na Avenida Castelo Branco, pelo crime de exercício ilegal da profissão. Conforme as investigações, ela cursou odontologia numa faculdade localizada na cidade de São Paulo (SP), porém não concluiu o curso e, portanto, não possui o diploma.

Ela exercia a profissão no município desde abril deste ano e foi ouvida na unidade especializada, na presença dos agentes de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA). Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o procedimento será encaminhado ao Juizado Especial Criminal, onde a estudante responderá pelo crime de exercício ilegal da profissão.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Operação Aletheia cumpre 27 mandados contra grupo criminoso que atuava no oeste da Bahia

 

Dez mandados de prisão e 17 de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (22), pela Operação Aletheia, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia nas cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ibotirama, Irecê, America Dourada, Morro do Chapéu e Camaçari, além do município de Valparaíso de Goiás, Distrito Federal e no Estado de Sergipe. O grupo investigado tem envolvimento em crimes de extorsão mediante sequestro no Oeste da Bahia.  

As diligências investigativas tiveram início na cidade de Cotegipe, em 2023, quando dois empresários foram vítimas de sequestro pelo grupo criminoso. Na ação, após as negociações e a liberação das vítimas, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão localizando dois acusados na cidade de São Paulo, sendo um deles líder da quadrilha investigada, que foi condenado a 12 anos de prisão.

Os desdobramentos da apuração também apontaram que a maioria dos integrantes do grupo era da microrregião de Irecê, local em que uma das vítimas de sequestro foi mantida em cativeiro. Dentre as lideranças, foi alcançado em Sergipe um acusado envolvido em crimes na Bahia, com drogas, armas e celulares e, com o apoio da Coordenadoria de Polícia Especializada (COPE/SE), no povoado da Caueira, cidade de Itaporanga da D'Ajuda, foi localizada uma das lideranças do tráfico de drogas na região de Irecê. 

Participaram da Operação Aletheia equipes da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Alagoinhas), 11ª Coorpin/Barreiras, 12ª Coorpin/Itaberaba, 13ª Coorpin/Seabra, 14ª Coorpin/Irecê, 24ª Coorpin/Bom Jesus da Lapa, Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/DIP da PCBA), Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Oeste), Núcleo de inteligência da 11ª Coorpin, Polícia Civil do Distrito Federal, PC de Goiás e PC de Sergipe, através da Coordenadoria de Polícia Especializada.

 

 

 

Polícia Civil indicia 12 pessoas por fraudes e recupera R$ 28 mil em objetos


A Polícia Civil da Bahia concluiu as investigações relativas a 14 inquéritos, que apuraram a utilização de fraudes na compra de eletroeletrônicos e outros itens em uma loja de departamentos em Vitória da Conquista. Doze pessoas foram indiciadas pelos crimes de estelionato, receptação simples, receptação qualificada e associação criminosa.

De acordo com as investigações, compras realizadas com cartões clonados entre os dias 12 e 13 de julho, causaram um prejuízo de R$ 61.241,15. A Polícia Civil já conseguiu recuperar e restituir à vítima três TVs, dois celulares, cinco caixas de som, um perfume, uma mochila e uma furadeira, no valor de R$ 28.437,89.

O titular da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, delegado Paulo Henrique de Oliveira, detalhou a conclusão dos inquéritos. "Ao todo foram feitos 29 indiciamentos por estelionato, seis por receptação simples, 16 por receptação qualificada e 11 por associação criminosa. Os investigados respondem em liberdade e qualquer novo crime praticado por eles a partir dessa data terá pedido de prisão por parte da Polícia Civil. Todos os 14 inquéritos foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário", disse.

A investigação contou com 59 oitivas de pessoas, análise de diversas imagens de câmeras de segurança da loja e utilização de recursos tecnológicos, com o auxílio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e dos peritos criminais do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A Polícia Civil orienta que a maneira mais segura de saber a procedência na aquisição de um eletroeletrônico novo é com a apresentação de sua nota fiscal. Além disso, alerta que a compra e utilização de cartões clonados configura, pelo menos, o crime de estelionato.

 

Polícia Civil apreende adolescente investigado pelo feminicídio de Hyara Flor


O inquérito policial já foi remetido ao Ministério Público, com o indiciamento do garoto, cujo perfil genético foi identificado pelo DPT na arma do crime

O adolescente de 16 anos investigado pelo ato infracional análogo ao crime de feminicídio da cigana Hyara Flor dos Santos Alves, ocorrido em julho de 2023, teve o mandado de busca e apreensão e internação provisória cumprido nesta quarta-feira (22), em Itapetinga.


Expedida pela comarca de Guaratinga, cidade onde o crime aconteceu, a ordem judicial foi cumprida no bairro Quintas do Sul, por equipes da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin – Sudoeste/Sul), da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), da 23ª Coorpin/Eunápolis e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Sudoeste).  

As investigações sobre o caso foram concluídas e o inquérito policial já foi remetido ao Ministério Público, com o indiciamento do adolescente, cujo perfil genético foi identificado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) na arma do crime. Ele foi submetido aos exames de lesões de praxe e está à disposição da Vara da Infância e Juventude.

 

Prefeitura teria de investir R$ 24 mi por mês, para bancar tarifa zero nos ônibus urbanos

 

A Prefeitura de Feira de Santana teria de investir algo em torno de de R$ 24 milhões por mês, totalizando R$ 288 milhões anuais, para bancar uma tarifa zero no transporte urbano neste município. O número foi estimado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e apresentado na Audiência Pública realizada hoje, pela Câmara, para debater a proposta de gratuidade universal nos ônibus urbanos. Segundo o assessor de comunicação da pasta, o jornalista Andrews Pedra Branca, que representou o secretário Sérgio Carneiro no encontro, o município, apenas com seu orçamento, “não tem condição de segurar” o benefício. “A gente precisa incluir a União e o Estado.

Segundo Andrews, os cálculos de custos em torno da adoção da tarifa zero devem “levar em consideração a tarifa real, que é de R$ 8 e não R$ 4,75”. Por esta lógica, ponderou , se implantada a tarifa zero em Feira, o Município, sozinho, não teria como arcar com os custos. Ele disse que, inicialmente, o Governo Nunicipal não é contra ou a favor. Mas não se nega a participar do debate sobre o assunto. No entanto, vê a necessidade de melhor enfoque técnico na questão.

“Precisamos considerar as características socioeconômicas em relação às cidades que a praticam, que em sua maioria possuem menos de 100 mil habitantes e cujas características são diferentes de Feira”, advertiu. Ele entende que se poderia pensar em adotar a medida, especificamente, em algumas linhas ou trechos, beneficiando usuários de menor poder aquisitivo.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Em menos de 12 horas, Polícia Civil apreende 18 celulares e prende procurado por roubo e extorsão em Feira de Santana

 

Em menos de 24 horas, a Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia Territorial (DT/Feira de Santana) com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Sertão), apreendeu 18 celulares e prendeu um homem procurado por roubo e extorsão. As duas ações distintas ocorreram em Feira, Região Leste, nesta terça-feira (20).

No bairro de Santo Antônio dos Prazeres, um homem foi preso após participar da subtração de uma motocicleta, cartões de crédito, mercadorias e R$ 120, além de exigir uma transferência bancária fazendo uso de ameaça. O suspeito foi alcançado após ser identificado pelas imagens de câmera de segurança de um estabelecimento comercial, logo depois, reconhecido pela vítima.  O investigado, que está à disposição da Justiça no Complexo Policial do Sobradinho, foi autuado em flagrante pelos crimes de roubo e extorsão.  

Já na localidade do Aviário, 18 aparelhos celulares que estavam em posse de um lojista foram apreendidos, após uma pessoa ser encontrada com um telefone roubado, a qual afirmou que teria comprado o produto com o flagranteado.

A delegada Luana Lorena Almeida, titular da 2ª DT/Feira de Santana, informou que os materiais passarão por perícia.

Investigado por tráfico de drogas tem mandado cumprido em Porto Seguro

 

Policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Porto Seguro cumpriram, na terça-feira (20), um mandado de prisão temporária e dois de busca e apreensão no bairro Casas Novas. Um homem de 21 anos investigado por tráfico de drogas foi localizado.

As investigações foram iniciadas como desdobramento de duas ocorrências policiais, uma no dia 28 de junho, quando um homem foi conduzido por Policiais Militares para a DTE de Porto Seguro, portando drogas que alegou ser  para uso próprio, e outra no dia 3 de julho, quando um suspeito armado fugiu logo após perceber a aproximação da guarnição, sendo encontrada farta quantidade de drogas, munições, celular e uma máquina de cartão.


Durante os trabalhos policiais foram colhidos indícios suficientes da autoria e materialidade, confirmando o envolvimento do homem com o tráfico de entorpecentes. Ele e seu irmão, que está sendo procurado, praticavam a modalidade delivery.

Logo após o cumprimento dos mandados de prisão e de busca domiciliar, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Porto Seguro, o investigado realizou o exame de lesão corporal e está à disposição da audiência de custódia da Justiça.  

 

Eletrônicos são apreendidos na casa de mulher investigada por stalking

 

Equipes da Delegacia Territorial de Tanquinho cumpriram um mandado de prisão contra um homem de 43 anos, acusado do homicídio de Francisco dos Santos da Silva, de 54. A prisão ocorreu nesta terça-feira (20), no bairro Brasília, em Feira de Santana.

O crime ocorreu na cidade de Tanquinho, no dia 15 de junho. O acusado e a vítima estavam consumindo bebida alcoólica em via pública, quando houve uma discussão entre eles. O suspeito armou-se com uma faca e desferiu vários golpes na vítima. Ele está à disposição do Poder Judiciário.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Zé Ronaldo declara bens abaixo do mercado e tem queda de patrimônio


Candidato ao quinto mandato como prefeito de Feira de Santana, uma das maiores cidades do Nordeste, José Ronaldo (União Brasil) apresentou a declaração de bens à Justiça Eleitoral. Os valores de parte do patrimônio, entretanto, aparecem abaixo do estipulado pelo mercado.

Um dos bens, um imóvel residencial na rua Barão de Rio Branco, uma das mais regiões mais valorizadas de Feira, chama atenção pelo valor declarado: R$ 11.602,74, sem alterações com relação à sua última declaração, em 2018, quando foi candidato ao governo da Bahia. Especialistas do mercado imobiliário consultados por A TARDE afirmam que uma casa na mesma rua teria uma média real entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão.


O apartamento localizado na Pituba, em uma áera em que os apartamentos custam entre R$ 300 mil e R$ 400 mil, aparece na declaração pela cifra de R$ 6.245,75, a mesma da sua candidatura em 2018.


José Ronaldo ainda declarou um Jeep Compass de R$ 218.818,73; quatro bens descritos como "terra nua", nos valores de R$ 4.163,83, R$ 416,37, R$ 8.167,10 e R$ 48.456,93, que aparecem na declaração 2018 como fazendas em Várzea da Roça e Mairi; R$ 259.822,38 em Vida Gerador

 

de Benefício Livre (VGBL); R$ 39.853,43 em um fundo de investimentos no Bradesco; R$ R$ 4.836,09 em depósito no Banco do Brasil; e um Ford ano 1984 de R$ 10.000,00.

Queda de patrimônio

José Ronaldo teve uma queda de R$1.498.522,37 no patrimônio declarado em 2024 à Justiça Eleitoral, se comparado com 2018, última vez em que esteve uma disputa nas urnas. Este ano, o ex-prefeito e candidato apresentou R$ 612.383,35 em bens, enquanto esse valor foi R$ 2.110.905,72 quando tentou o Palácio de Ondina.

Na ocasião, José Ronaldo disse ter R$ 3.608,64 em ações de linha telefônica; R$ 240.614,68, em fundo de investimento; R$ 1.398.480,00 no Vida Gerador de Benefício Livre; uma caminhonete Chevrolet 2016 de R$ 138.199,50; um Ecosport 2013/2014 de R$ 54.196,15; e um trator de R$ 5.829,36; uma caderneta no Bradesco com R$ 157.805,01; R$ 240.614,68 em fundo de investimento no mesmo banco; R$ 2.922,89 no Banco do Brasil; uma casa de R$ 9.293,24 em Vera Cruz, Ilha de Itaparica; e R$ 485,41 no fundo do da Caixa Econômica, além dos mesmos bens apresentados agora em 2024.

O Portal A TARDE entrou em contato com José Ronaldo, a fim de obter informações sobre os critérios adotados na avaliações dos imóveis citados no texto, mas não obteve retorno.

Fonte:  A Tarde

Zé Ronaldo escapa de ação criminal devido a idade avançada

 

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), conseguiu se livrar da ação criminal que apura o desvio de R$ 26 milhões da saúde, devido a sua idade já avançada. Ele completou 73 anos no último dia 18 de julho e foi favorecido pela prescrição penal, o que impede a continuidade do processo.

Apesar de denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), como mentor e principal favorecido do esquema, José Ronaldo teve extinção a sua punibilidade, recurso utilizado antes que ele pudesse ser condenado. A prescrição foi reconhecida pelo juiz Marcel Peres de Oliveira, da 3ª Vara Federal.

Essa ação penal tem como alvo, além de José Ronaldo, ex-secretária de Saúde, Denise Mascarenhas (PL) e a empresa Redesaúde - prestadora de serviços ao município. Ambos ainda continuam respondendo pelo caso, que envolve a suspeita de desvios milionários em contratos durante a gestão do ex-prefeito.

Ação de improbidade

Apesar de escapar do processo criminal, José Ronaldo ainda enfrenta desdobramentos em outra ação de improbidade. Ele segue como réu junto com os demais envolvidos, relacionados aos mesmos fatos.

Nessa outra esfera, não há previsão de prescrição, e a possível condenação pode resultar em sanções como perda dos direitos políticos, pagamento de multa e ressarcimento aos cofres públicos.

José Ronaldo e os demais réus deverão ser interrogados pela juíza Gabriela Macedo Ferreira, da 2ª Vara Federal, no dia 16 de outubro. Ela acatou um pedido da defesa do ex-prefeito e redesignou essa nova data. Antes estava prevista para o dia 21 de agosto os interrogatórios. Todos deverão ser ouvidos logo após as eleições.

O MPF defende que todo o esquema que gerou as fraudes nos procedimentos licitatórios e o desvio de recursos públicos teve a participação direta do ex-prefeito José Ronaldo e da ex-secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

Fonte: A Tarde

Mega Operação é deflagrada pela Polícia Civil no sul baiano


 

A Polícia Civil da Bahia cumpre, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (19), mandados de busca e apreensão e de prisão. A Operação Para-Raios, deflagrada no Sul da Bahia, investiga crimes contra a vida ocorridos na região.

A Operação foi deflagrada pela Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF/GEMACAU), com a participação dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), além da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).

A ação, que conta com recursos de inteligência policial, tem a atuação de cerca de 200 policiais civis dos Departamentos e Coordenações envolvidos na operação. As equipes dividem-se em áreas urbanas e rurais das cidades da região.

 

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Oito pessoas investigadas pela morte de líder indígena são presas

 

Oito pessoas foram presas pela Polícia Civil, durante a Operação Para-Raios, que investiga a morte do Cacique Lucas Santos de Oliveira, ocorrida em dezembro de 2023. Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Pau Brasil, no Sul da Bahia. Como consequência das determinações judiciais, foram apreendidos também duas armas de fogo, 11 celulares, porções de entorpecentes, balanças de precisão e munições. 

As investigações apontam que, no dia 21 de dezembro de 2023, no Território Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, o cacique foi morto durante emboscada promovida por uma dupla que estava numa moto. Por meio de um trabalho tático e de inteligência, ordens judiciais foram cumpridas e alvos alcançados.

Cerca de 200 policiais civis participaram da ação liderada pela Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF/Gemacau), que contou com equipes dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), além da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).

 

 

Possível tarifa zero no transporte coletivo feirense é tema de sessão especial nesta quarta

 

O modelo de cobrança tarifária executado no transporte coletivo de Feira de Santana e a possibilidade de adoção da “tarifa zero”, no sistema, serão discutidos na próxima quarta-feira (21), em uma sessão especial que acontece na Câmara, às 10h. No foco do debate, além do preço elevado da tarifa e a consequente redução no número de passageiros, nos últimos anos, estarão o registro de crises no sistema municipal e a constante insatisfação de usuários com a má qualidade do serviço. Diante de soluções “criativas e sustentáveis”, já praticadas em vários municípios brasileiros, “é fundamental que a discussão seja estimulada na Casa da Cidadania”, enfatiza a justificativa.

Para o evento, que também pretende elencar sugestões visando garantir o transporte público como um “direito social e constitucional” aos cidadãos feirenses, foram confirmadas as presenças de algumas autoridades e especialistas. Dentre elas: Sérgio Carneiro (secretário Municipal de Mobilidade Urbana), Daniel Caribé (coordenador do Observatório da Mobilidade Urbana de Salvador), Saulo Figueiredo (ex-secretário Municipal de Transportes e Trânsito e, atualmente titular de Prevenção à Violência – SEPREV) e professor Antonio Rosevaldo (representante do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana).

 

Irmão é apontado como autor da morte de criança de seis anos

 

A Delegacia Territorial de Sento Sé autuou um homem por homicídio qualificado, pela morte do irmão Gabriel Martins, de seis anos de idade. O crime ocorreu no sábado (17), na zona rural de Quixaba, naquele município. 

Após investigação e denúncias, a Polícia Civil concluiu que a vítima foi morta pelo parente, que acabou preso neste domingo (18). A motivação está sendo esclarecida.

"O menino foi encontrado sem vida na zona rural da cidade, com traumas na cabeça que podem ter sido provocados por golpes de pedra", informou a titular da DT de Sento Sé, delegada Tereza Jucélia Barbosa Araújo, acrescentando que o acusado tinha feito ameaças no dia anterior contra a criança.

O investigado pelo crime realizou exames de lesões corporais e ficará à disposição da Justiça.