sábado, 22 de junho de 2013

Graça Pimenta alerta população sobre câncer de mama

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres, correspondendo a 22% do total de novos casos que surgem a cada ano no Brasil. Somente no ano passado foram registrados exatos 52.680 casos no país. Em 2010 morreram 147 homens e 12.705 mulheres no Brasil devido ao câncer de mama.
 Como profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PR) alerta a população sobre este tipo de câncer, que atinge também os homens. “Esses altos números indicam uma preocupação no combate à doença. É preciso que homens e mulheres se cuidem! As mulheres precisam realizar frequentemente o auto-exame e, aquelas com mais de 40 anos, em regra, devem realizar a mamografia. Cuidar da alimentação e praticar hábitos saudáveis ajudam a reduzir  o risco de desenvolvimento da doença. Além disso é preciso que todos atentem para os fatores de risco”, frisa a parlamentar.

Tanto para os homens como para as mulheres, os fatores de risco considerados são: histórico familiar, obesidade, sedentarismo e antecedente de patologias mamárias. A menarca precoce, a menopausa tardia, a ginecomastia ou crescimento de mamas nos homens – que pode ocorrer com aplicações de hormônio -, o hiperestrogerismo, a doença testicular, a doença hepática, a fratura óssea acima de 45 anos e a síndrome de Klinefelter também podem ser apontados como fatores perigosos.
Na última terça-feira (18), durante reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa Legislativa, foi aprovado por unanimidade o parecer emitido pela parlamentar referente ao projeto de Lei nº 19.541/2011, de autoria do deputado Rosemberg Pinto (PT). A proposição institui o dia 27 de outubro como o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Mama e visa prever a oferta de prevenção, diagnóstico e encaminhamento de pacientes.
Fonte: Assessoria da deputada Graça Pimenta


Nenhum comentário:

Postar um comentário