sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Índices do Ideb crescem em Feira de Santana

 


O resultado dos investimentos aplicados pela Prefeitura de Feira de Santana na rede municipal de ensino será refletido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de 2014. A informação é do secretário municipal de Educação, José Raimundo de Azevedo.

Os alunos que iniciaram o 1º ano do Ensino Fundamental I em 2009, explica o secretário, serão avaliados em 2014; enquanto os estudantes da Educação Infantil serão submetidos às provas em 2017.

Na última avaliação do Ideb, 28 escolas da rede municipal superaram a meta estabelecida pelo Ministério da Educação para o ano de 2011, e muitas outras apresentam resultado positivo em comparação ao desempenho anterior, medido no ano de 2009.

O Centro de Educação Básica, por exemplo, obteve melhor avaliação nas séries iniciais do ensino fundamental (a antiga 4ª série, hoje 5º ano). A escola obteve nota 6.1 e superou a meta prevista pelo MEC, que era de 6.0. Segundo o secretário, a melhoria da educação passa por três pontos essenciais.

“O primeiro deles é a melhoria da estrutura física, o segundo é a formação continuada dos professores e o terceiro a melhoria de salários. Dentro de praticamente quatro anos, o Governo Municipal ofereceu todas essas melhorias”, afirma Azevedo, acrescentando que o reajuste salarial sempre foi acima da inflação.

Além disso, o Plano de Cargos e Salários dos professores sofreu melhorias, foram criadas as referências G e H para aqueles que têm mestrado e doutorado, e a função de gratificação dos diretores foi dobrada. “Como se vê, foi feito tudo que era possível para melhorar a educação do Município. Agora vamos aguardar o reflexo desse investimento na próxima avaliação do IDEB”, pontua.

O Ideb é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Fonte:SECOM/Foto/Washington Nery
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário