sábado, 27 de outubro de 2012

Imagens sacras são roubadas de igreja durante apagão no sul da Bahia

Duas imagens sacras foram roubadas de uma igreja matriz do município de Camamu, no sul da Bahia, durante o apagão que afetou os 417 municípios da Bahia, todos os estados do Nordeste, parte do Pará, Tocantins e o Distrito Federal no final da noite da quinta-feira (25) e madrugada da sexta-feira (26).

De acordo com informações do blog regional Pimenta, os bandidos levaram uma coroa datada de 1937 e um Ostensório de 1652 da Igreja Nossa Senhora da Assunção.
"As peças compõem a história da paróquia [de Camamu] e também da Diocese de Ilhéus", afirma Kassio Soares, integrante da diocese, em entrevista ao blog Pimenta. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Camamu, mas imagens sacras ainda não foram recuperadas pela polícia.
ONS confirma que curto-circuito provocou apagão
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou na sexta-feira (26) que um curto-circuito provocou o apagão que deixou todo o Nordeste e parte do Norte do país sem energia no final da niote de ontem e na madrugada de hoje.
Em nota divulgada em seu site, o ONS diz que o problema aconteceu às 0h14 da sexta (23h14, no horário da Bahia) e afetou inicialmente o segundo circuito da linha de transmissão em 500 KV Colinas (TO)-Imperatriz (MA), um ponto que fornece energia para vários estados brasileiros.
A linha faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste, que é de propriedade da empresa transmissora TAESA. A ONS explica ainda que a região Nordeste sofreu um desligamento total das cargas - um montante de 9.500 MW. No Norte, 77% da carga total foi desligada.
As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste não foram afetadas, nem a cidade de Belém (PA), que foi suprida diretamente pela usina de Tucuruí. Cerca de 4 horas depois do começo do apagão, 70% das cargas já estavam restabelecidas, segundo ONS.
A nota divulgada pela ONS não menciona nenhum incêndio, como foi citado pelo diretor-geral do órgão, Hermes Chipp, em entrevista hoje ao "Bom Dia Brasil". "Houve um incêndio na chave de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte/Nordeste ao sistema Sul/Sudeste".
Fonte: Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário