quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dados apontam risco de epidemia de dengue na Bahia


 Dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que dez municípios baianos são considerados como em situação de risco ou alerta em relação à dengue para o próximo verão. A listagem foi divulgada na quarta-feira (3) e inclui as cidades de Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Guanambi, Jacobina, Serrinha, Jequié e Teixeira de Freitas.

Como profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a primeira-dama de Feira de Santana e deputada estadual Graça Pimenta (PR) alerta a população sobre a importância de se prevenir contra a doença. “A Sesab já registrou 27 mortes por causa da dengue, além de mais de 66 mil casos na Bahia. Há um risco de epidemia no estado e é preciso que, desde já, tomemos alguns cuidados para nos prevenirmos contra a doença no próximo verão. Verificar vasos de plantas, pneus, caixas d’água e locais onde há água parada é uma importante iniciativa para combater a dengue. Esta doença se espalha rápido e mata! Por isso, todo cuidado é pouco”, alerta a parlamentar.

De acordo com o levantamento realizado pela Sesab, até o dia 29 de setembro deste ano foram notificados 66.684 casos de dengue na Bahia, número 30,81% maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram registradas 50.974 ocorrências. Os indícios do risco de epidemia não se restringem, no entanto, ao aumento das ocorrências, notificadas em 401 dos 417 municípios baianos. Um novo sorotipo (variação do vírus), o DENV- 4, começou a circular no estado em março de 2011 e corresponde atualmente a quase 80% dos casos confirmados.

A situação de risco ou alerta dos municípios em relação à doença foi considerada pelo Comitê Estadual de Prevenção à Dengue, formado por representantes do poder público e da sociedade civil (empresas privadas, igrejas, instituições educacionais, associações, etc.) e que tem como objetivo propor ações de prevenção à dengue.

Fonte: Assessoria da deputada Graça Pimenta



Nenhum comentário:

Postar um comentário