sexta-feira, 13 de julho de 2012


Reconhecimento de paternidade
 
Diversas crianças do bairro Pedra do Descanso e comunidades vizinhas terão a oportunidade de ser reconhecidas por seus pais legalmente. A iniciativa será possível através do 3º Mutirão de Paternidade para exame de DNA gratuito, promovido pela Defensoria Pública com o apoio do Governo Municipal. A ação foi realizada na Escola Estadual Wilson Falcão, localizada na rua Expedicionários, bairro Pedra do Descanso, na manhã desta sexta-feira (13).

Segundo a promotora Sandra Falcão, o mutirão visa o reconhecimento da paternidade e impetração de ações de alimentos, investigação de paternidade, tutela e os demais direitos concernentes aos direitos da criança e do adolescente. “Este trabalho é realizado desde 2008. Já estivemos no Aviário e Gabriela, e no Dia das Crianças queremos ir para um distrito com maior índice de crianças sem o reconhecimento da paternidade. O exame visa não só o lado material, mas o afeto, carinho e apoio de um pai que tantas crianças e adolescentes precisam”, ressalta a promotora.

A coleta é realizada na mucosa bucal da criança, do suposto pai e da mãe, e o resultado é entregue aos pais dentro de 60 dias, na sede da Defensoria Pública. Se o resultado for positivo, explica a promotora, o pai se dirige ao Cartório de Registro Civil e procede o devido reconhecimento. “Mas caso ele não esteja concordando, a gente entra com a ação de investigação de paternidade e será procedido o registro através de ordem judicial”, afirma Sandra.

Só nos últimos mutirões de paternidade já foram realizados 645 exames de DNA, sendo 640 reconhecimentos. No bairro Pedra do Descanso, ainda no início da manhã, foram cadastrados 11 exames.

Para a doméstica Mirane Santos, mãe de uma criança de 2 anos, a iniciativa é muito válida, principalmente por contemplar as famílias carentes. “Eu teria que dá um jeito de fazer particular, mas aqui foi tudo gratuito e rápido. Vou ficar feliz em ter o nome do pai de meu filho no registro dele”, comenta.

Fonte: SECOM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário