terça-feira, 31 de julho de 2012


Proposta de educação para o campo



Uma proposta real de educação voltada para o campo ainda está em processo de construção e não depende apenas da elaboração de leis. O tema foi discutido na manha desta terça-feira (31), no último dia do I Encontro Regional sobre Currículo Escolar dos Territórios de Identidade do Portal do Sertão e do Sisal que aconteceu na UEFS.

A professora doutora Ludmila Cavalcante, da UEFS, disse que os acadêmicos e os educadores estão envolvidos nesse processo de construção para compreender e ajudar a construir de fato uma proposta dirigida às escolas do campo. "Não se trata apenas de levar o modelo de escola urbana para a zona rural, como já foi feito no passado, copiando a mesma proposta pedagógica, o mesmo currículo, a mesma formação docente", argumenta a professora.

De acordo com Ludmila, essa nova proposta deve ter sua própria "especificidade territorial, cultural, ambiental e para tanto uma outra proposta pedagógica, voltada para o sujeito do campo", explica.

Esse tema marcou o último debate coletivo do encontro e contou também com a explanação do professor doutor Marco Barzano, também da UEFS. Ambos os especialistas concordaram em que a implementação política no Brasil é lenta e precisa contar com um olhar atento dos profissionais da educação.

Segundo Barzano, normalmente a escola é pensada apenas no âmbito urbano. "Precisamos mudar isso tendo claro o sujeito para o qual essa escola está sendo preparada. Uma escola que é território da diversidade, em que todos os sujeitos partícipes estão conectados com o mundo e suas transformações", observou o professor. Ele reconheceu o papel das universidades e das secretarias de educação no desafio de transformar essas políticas de gestão.

Realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Educacao de Feira de Santana e a Universidade do Estado da Bahia, campus XI, localizado em Serrinha, através do grupo de pesquisa Território, Cultura e Ações Coletivas (Tecemos), vinculado ao Departamento de Educação (DEDC), o encontro regional sobre o currículo escolar também contou com a divulgação de propostas oficiais e não oficiais desenvolvidas por acadêmicos e professores de diversos setores inscritos no evento.

Os trabalhos científicos abordaram temas variados, desde o aspecto histórico como também atual, dentre os quais, os movimentos sociais, a violência, a gestão educacional, referências identitárias, educação física, recursos multifuncionais, tecnologia da informação e da comunicação na prática educativa, sempre relacionando esses aspectos com a temática mais ampla do currículo escolar.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário