domingo, 8 de julho de 2012

Anunciada a Festa de Sant’Ana
 


“Que venha só, ou que venha acompanhado, só não deixe de vir”. De carro, bicicleta, a pé ou de charrete. O convite foi feito e uma multidão de foliões de Sant’Ana compareceu na manhã deste domingo na sexta edição do Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana. As ruas de Feira de Santana se encheram de alegria, cores, sons e sorrisos.

Mascarados, fantasiados, pintados, travestidos. Crianças, adolescentes, adultos e idosos. Teve de tudo um pouco na manifestação que se fortalece a cada ano. Também houve espaço para manifestações.  O cortejo do Bando, que se reuniu em frente ao Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), na rua Conselheiro Franco, saiu logo cedo em direção praça Fróes da Motta, atraindo novos foliões.

A Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a Polícia Militar asseguraram a ordem e tranquilidade do evento. A manifestação passaram, ao som de charangas e fanfarras, pela rua Tertuliano Carneiro, praça da Bandeira, rua Marechal Deodoro, Beco do Mocó chegando à praça da Matriz.

O resgate e valorização da cultura com a retomada do bando Anunciados há seis anos foram destacados pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade. “O Bando ficou por muito tempo no esquecimento e agora retornou se fortalecendo a cada ano, atraindo cada vez mais um público animado. Esta é uma festa bonita e que não deve deixar de existir. É o anuncio da festa da padroeira do Município que representa a tradição de nossa terra”, afirma.

A professora Sônia Barbosa, folia do bairro Olhos D’Água, se emocionou ao acompanhar a saída do Bando por mais um ano às ruas da cidade. “Este é o meu segundo ano no Bando Anunciador, que representa a união dos povos de todos os bairros de Feira de Santana. É uma bela festa para famílias, para os jovens e que abre espaços para todas as manifestações conservando a nossa cultura”, avalia.

O aposentado Antonio Manoel Leite relembra as antigas edições do evento e diz que torce para o Bando não seja esquecido. “Vi com tristeza abolirem o Bando Anunciados da festa de Nossa Senhora Sant’Ana. Enfrentamos preconceitos por acreditarem que a manifestação comprometia o lado religioso da festa. Hoje estamos de volta, mostrando para a sociedade que só há espaço para as famílias, para a alegria, para a paz e harmonia”, declarou.

O anuncio da Festa de Sant’Ana,que acontece no dia 26 de julho, também foi feito com a realização da 1ª Festa de Vaqueiros. Promovido pela Ordem dos Cavaleiros Solidários de Feira de Santana o evento reuniu cavaleiros e vaqueiros numa cavalgada beneficente da Catedral da Matriz ao Campo do Gado.

Durante o evento foi realizada benção aos vaqueiros, café da manhã e a cavalgada. No Campo do Gado a programação segue até às 20 horas com venda de comidas e bebidas típicas e apresentação de forró pé de serra. Os recursos arrecadados serão aplicados na realização da festa da padroeira.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário