sexta-feira, 5 de abril de 2024

Estado reúne artistas para tratar da Micareta e Prefeitura não envia representante

 

Com o intuito de promover um diálogo sobre a Micareta de Feira de Santana deste ano, o Governo do Estado realizou uma reunião com artistas feirenses, no Município, na última terça-feira (2). A ausência de representantes da Prefeitura Municipal, ente público responsável pela organização da festa, foi duramente criticada nesta quinta-feira (4) pelo vereador Silvio Dias (PT) em pronunciamento na tribuna da Câmara. De acordo com ele, apesar do convite e contato direto mantido pelo titular da Secretaria Estadual de Cultura (Secult/BA), Bruno Monteiro, nenhum integrante da gestão municipal compareceu ao Centro de Cultura Amélio Amorim, local do encontro.

“Isto mostra as autoridades estaduais abertas ao diálogo. Mas, infelizmente, este grupo político que está no poder em Feira, há anos, não tem a mesma disposição”, disse ele, informando que na reunião foram anunciados modelo de contratação e as atrações que devem ser confirmadas pelo Estado para se apresentarem na festa. Além da segurança pública e serviços de saúde, assegurou o petista, o Governo irá garantir que blocos, escolas de samba e afoxés, participem do evento, grupos que, historicamente, segundo o vereador, são “excluídos pelo modelo político e cultural que escolhe deliberadamente alguns indicados, e esquece outros”.

O Estado, avalia Sílvio Dias, tem sido cuidadoso em possibilitar o acesso de todos à Micareta. Inclusive, assinala, através do Ouro Negro [programa que estimula a valorização e preservação da tradição afro na Bahia], quase todas as atrações já receberam 70% dos recursos destinados a este tipo apresentação.

Ao pagar antecipadamente àqueles que participarão da festa, diz o vereador, a gestão estadual “inova e reconhece a importância do evento para a movimentação da economia do Município, ao contrário do que se ouve em relação à Prefeitura, onde as reclamações dão conta de que até hoje existem débitos relativos a 2023”. Prova disso, observa, é que funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) relataram, recentemente na Câmara, “não terem recebido ainda suas diárias do trabalho prestado na Micareta do ano passado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário