quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

A função do maqueiro além de transportar pacientes: acolher antes do atendimento

 

Cuidar do outro é uma dádiva. A citação da presidente da Câmara Municipal, Eremita Mota (PSDB), no encerramento da sessão solene em homenagem ao Dia do Maqueiro, na noite desta quarta-feira (15) traduz a importância do profissional que transporta e acolhe pacientes nas unidades hospitalares. Ela parabenizou a iniciativa do vereador Petrônio Lima (Republicanos) e os homenageados da noite. O evento contou com a presença de profissionais de saúde e lideranças comunitárias de vários bairros.

Na saudação aos convidados, Petrônio Lima destacou o valor do maqueiro, que segundo ele hoje é reconhecido e valorizado, graças à Lei 4.071, que instituiu a dia 15 de fevereiro como data comemorativa alusiva à categoria. “Muitas vezes é o primeiro contato do paciente no atendimento em uma unidade”, disse o vereador, lembrando que o profissional atua também no Corpo de Bombeiros e em campos de futebol. “É uma satisfação ter proposto essa lei”, ressaltou.

A atuação do maqueiro na condução do paciente a todos os setores de atendimento dentro da unidade hospitalar mereceu destaque também de Wagner dos Santos Pereira, coordenador de TI do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que defendeu o fortalecimento da categoria. A valorização do profissional que exercita o amor ao próximo foi a tônica do discurso do maqueiro

Cláudio Borges de Brito, Mestre Paraná, que também é presidente da Associação Ginga Menino. “Neste momento nos sentimos honrados e energizados”, definiu.

Afirmando que a função do maqueiro não é apenas ajudar no transporte dos pacientes, mas no acolhimento dos doentes e na agilidade dos atendimentos, o deputado estadual José de Arimatéia (Republicanos) disse que o profissional é merecedor de respeito e admiração, por fazer a diferença na missão cotidiana de salvar vidas. “Com certeza a saúde do nosso estado passa pelas mãos de do maqueiro”, disse Arimatéia, que participou da mesa ao lado da presidente  da Casa, Câmara Eremita Mota: vereador Petrônio Lima; vereador licenciado e secretário de Serviços Públicos Eli Ribeiro; Wagner dos Santos Pereira; e Mestre Paraná.

Homenageados

Durante a sessão solene foram homenageados maqueiros, profissionais de saúde, educação e assistência social, mais lideranças comunitárias de vários bairros da cidade. Receberam certificados alusivos à data Jackson Douglas da Silva Almeida, Micheline Maria da Silva, Carlos Antônio da Silva, Edval Gomes dos Santos, Carlos Alberto dos Santos, , Elias Nascimento de Jesus, Maria das Graças Cordeiro, Raimundo Souza Santos, Raimundo Menezes do Carmo, Eval Santana Santos, Adriana Marques Oliveira Santos, Ubirazete Almeida de Souza, Nelson Mandela e Neusa Cristina Santos Silva.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário