quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Orquestra Sinfônica Infantojuvenil do Sertão estreia no Natal Encantado

A primeira orquestra sinfônica infantojuvenil de Feira de Santana fez, na noite de quarta-feira, 16, sua estreia na programação do Natal Encantado. Trinta e cinco estudantes de seis escolas municipais integram a Orquestra do Sertão, nome cunhado pela Secretaria Municipal de Educação que este ano lançou o Programa Música na Escola, que proporciona aulas de música a 7 mil estudantes da Rede Municipal. A apresentação aconteceu no estacionamento da Prefeitura, um dos palcos da programação.

Para viabilizar todas as atividades do Programa Música na Escola, o governo municipal investiu R$ 759.508,00 na compra de 400 instrumentos que estão sendo utilizados em quatro projetos diferentes: o Instrumenta, iniciativa que proporciona aulas de violão, teclado, acordeom e flauta; Cantando na Escola, que oportuniza a formação de corais; o Música em Ação que possibilita aulas de instrumentos típicos de fanfarra; e a fundação da Orquestra Sinfônica Infantojuvenil do Sertão.

 “O aprendizado da música é importante para o desenvolvimento psicomotor dos alunos. Assistir a esta primeira apresentação de uma orquestra formada pelos nossos alunos é emocionante. É muito bom ver o resultado de tanto empenho e dedicação, de um sonho que vislumbramos faz tão pouco tempo. Eles estão ensaiando há três meses e já conseguem mostrar excelentes resultados”, comenta a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

Entoando um clarinete, Carlos Eduardo Silva Santana, de 9 anos, aluno do 3º ano da Escola Municipal Elizabete Johnson, conta: “Estou muito feliz por aprender a tocar esse instrumento. Minha vontade é aprender muitas outras músicas, principalmente as que falem de Deus”. Colega de Carlos, Linda Albuquerque, também de 9 anos, que na orquestra toca um violino, completa: “É uma emoção muito grande estar aqui hoje me apresentando para tanta gente e para a minha família”.

Segurar a emoção é uma tarefa difícil também para os pais que assistem os espetáculos. É o que garante Agnaldo Moreira da Silva, pai de Gabriel dos Santos Moreira, aluno do 2º ano da Escola Municipal Valdemira Alves de Brito: “É muito emocionante ver o meu filho tocando violino aqui neste palco. Ele, que já sonha em ser músico profissional, vive treinando em casa e me chamando para assisti-lo enquanto ensaia. Estou muito feliz!”, afirma.

 Ao final da apresentação da orquestra, os corais formados pelas escolas municipais Joselito Falcão de Amorim e Ana Maria Alves Santos abrilhantaram ainda mais a noite. Foi a vez da aluna Vanessa Almeida Santana, de 13 anos, aluna do 8º ano do Joselito Amorim soltar a voz. “Estou amando cantar neste coral. Já decidi que quero ser cantora quando crescer”, comenta Vanessa.

Para encerrar a primeira noite de participação das escolas municipais, o coral da Escola Municipal Ana Brandoa, regido pelo maestro Claudiney Oliveira, como parte de um projeto desenvolvido em parceria com a empresa Conteflex, entoou músicas tradicionais como Bate o Sino e Noite Feliz.

 Estacionamento da Prefeitura
10h - Coral da Esc. Mun. Antônio Carlos Pinto de Almeida
      - Coral da Esc. Mun. Prof. Luciano Ribeiro Santos
17h - Grupo Instrumenta
      - Coral da Esc. Mun. Prof. Oscar Damião de Almeida
      - Coral da Esc. Mun. Dr. Nantes Bellas Vieira

Janelas do Paço Municipal
18h - Coral da Esc. Mun. Jacira Almeida Campos
       - Coral da Esc. Mun. Nossa Senhora das Candeias
       - Coral da Esc. Mun. Profa. Maria José Dantas Carneiro
       - Coral da Esc. Mun. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
       - Coral da Esc. Mun. Adenil da Costa Falcão

Fonte: SECOM/Foto/Washington Nery

As escolas municipais voltam a se apresentar nesta quinta-feira, 17. Confira os horários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário