quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Novas tecnologias de qualificação profissional discutidas em Fórum

A Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico,  através da Casa do Trabalhador, está realizando o 1º Fórum de Educação Profissional do Município de Feira de Santana. O evento reuniu na abertura, nesta quinta-feira, 30, empregadores, representantes de instituições de ensino profissionalizante, universidades e escolas de formação de mão de obra, além de especialistas da área da Educação Profissional.
         
O objetivo é abordar e debater, durante dois dias, os principais temas voltados para as novas tecnologias de qualificação profissional, buscando atender as demandas do mercado de trabalho que está cada vez mais seletivo.
       
Ao explicar o foco principal do Fórum, cuja programação também vai contemplar os participantes com o “Seminário Trabalho, Renda e Sustentabilidade”, nesta sexta-feira, 31, no mesmo local, o secretário Antonio Carlos Borges Júnior disse que os trabalhadores, escolas e poder público estão reunidos para traçar novas diretrizes e nortear as políticas públicas de geração de emprego e renda no município, dentro da nova realidade do mercado de trabalho.
        
O  1º Fórum  de Educação Profissional conta com palestrantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a exemplo da professora Elisabeth Ribeiro, que falou sobre Políticas Públicas para Educação Profissional no Contexto Mundial. Segundo ela, “quanto mais instruído o povo, mais fácil é transformar o atual quadro de desigualdade e baixo nível de desenvolvimento que marca a realidade sócio econômica do Brasil”.
         
O professor do Senai e Unifacs, Aldi Moraes Silva, discorreu sobre o tema do Uso da Tecnologia nos Processos Educacionais. Enquanto o professor Claudenir Machado, superintendente do ASCETEB, fez a conferência a respeito do tema "Encontros e Desencontros entre a Educação Profissional e o Mundo do Trabalho".
     
As palestras foram seguidas de debates com a participação da platéia e mediação da secretária de Educação Jayana Ribeiro, da representante do Senac, Angélica Dias, do diretor da Casa do Trabalhador, Arlindo Marques, e Marcelo Alexandrino Souza, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana.
    
O Fórum foi aberto pelo Prefeito José Ronaldo de Carvalho e contou ainda com a presença do secretário de Planejamento, Carlos Brito. A iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana conta com o apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 


Fonte: SECOM/Foto/Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário