quarta-feira, 3 de julho de 2013

Vacina contra HPV disponibilizada a partir de 2014

O Ministério da Saúde anunciou esta semana que vai incluir a vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) no calendário nacional de vacinação. Em 2014, todas as meninas de 10 e 11 anos já poderão ser imunizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é vacinar mais de três milhões de meninas brasileiras.
Como profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PR) destaca importância da ação, mas sugere que as vacinas sejam estendidas para o público feminino de outras idades. “Parabenizo o Governo Federal pela iniciativa pioneira na vacinação de mulheres contra o câncer, em especial os tipos ocasionados pelo HPV. Considero muito importante vacinar as meninas de 10 e 11 anos que, em sua maioria, ainda não tem contato com o papilomavírus humano, mas vejo que também se faz necessário ampliar a vacinação para jovens de outras idades para que a imunização contra a doença seja maior”, declara a parlamentar.
A infecção pelo vírus HPV pode causar diversos tipos de câncer, dentre eles o de colo do útero, que representa 95% dos casos da doença. A vacina quadrivalente oferece proteção contra quatro tipos do vírus (6, 11, 16 e 18). Dois desses tipos (16 e 18) são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. A vacina também protege contra o surgimento de verrugas genitais.
Fonte: Assessoria da deputada Graça Pimenta


Nenhum comentário:

Postar um comentário