quarta-feira, 31 de julho de 2024

Vereador Fernando Torres anuncia afastamento das atividades na Câmara

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana terá alteração em sua composição nos próximos dias. Durante a sessão desta quarta-feira (31), o vereador Fernando Torres (PSD) anunciou seu afastamento das atividades legislativas, inicialmente por 60 dias, durante os meses de setembro e outubro.

Durante o período em que estiver afastado, assumirá a vaga o suplente Pastor Ismael Bastos. A licença, segundo o vereador, é motivada por questões pessoais.

Fernando Torres disse que, tão logo o pedido de afastamento cumpra os trâmites legais, fará um pronunciamento oficial comunicando sua decisão, bem como para apresentar o seu substituto. Pastor Ismael (PL) é da Igreja Quadrangular. Candidato pela primeira vez em 2010, obteve 2.096 votos, ocupando a primeira suplência do partido. O mandato de Fernando Torres encerra em 31 de dezembro de 2024.

 

terça-feira, 30 de julho de 2024

Polícia Civil elucida desaparecimento de professora em Camamu

 

O trabalho de investigação realizado pelas equipes que compõem a 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença) colocou ponto final ao mistério que envolvia o desaparecimento da professora Ariane Lima dos Santos, 37 anos, vista pela última vez no dia 25 de junho, na cidade de Camamu, no baixo sul da Bahia. 

No último sábado (27), parte do corpo desmembrado da vítima - tronco, cabeça e membros superiores -, foi localizado por um caçador, já em adiantado estado de decomposição, em uma cova rasa nas imediações do quilômetro 23, BA-001, na localidade conhecida como Jiribatuba, no município de Vera Cruz. O principal suspeito de ser o autor do crime é o ex-companheiro da vítima, com quem Ariane tinha um filho de cinco anos de idade. 

Passo a passo 

De posse de imagens de câmeras de segurança, os investigadores refizeram os passos da professora, que um dia após o desaparecimento ligou para um parente relatando que estava sendo mantida em cárcere privado pelo suspeito, em um sítio da região. De posse dessas informações e do depoimento de familiares sobre uma relação baseada em agressões e medo, a Polícia Civil solicitou a prisão temporária do acusado, que foi prontamente atendida pela Justiça. 

Com o aprofundamento das investigações, o acusado acabou entrando em contradições, o que levou a polícia aos objetos que podem ter sido utilizados na execução do crime, como um revólver municiado e apenas um projétil deflagrado e uma motosserra que pode ter sido usada para esquartejar a vítima. O material está sendo submetido à perícia que deve confirmar a denúncia. Além disso, cães farejadores do 23º Batalhão de Polícia Militar revelaram indícios de que o acusado esteve no local onde os restos mortais foram encontrados. 

 Crimes 

"O trabalho dos nossos investigadores foi impecável com todas as peças do xadrez devidamente encaixadas. Com agilidade e eficiência prendemos o suspeito apenas oito dias após o desaparecimento da vítima e agora, menos de um mês depois do sumiço da professora, representamos pela sua prisão preventiva com toda materialidade do crime", pontua o Coordenador da 5ª Coorpin, delegado José Raimundo Neri Pinto.

Pela robustez das provas o Ministério Público apresentou denúncia contra o acusado pelos crimes de feminicídio duplamente qualificado, ocultação de cadáver, posse ilegal de arma de fogo e cárcere privado. O homem também responde pelo estupro de uma adolescente em Camamu. 

 

Polícia Civil entrega novo Núcleo de Atendimento à Mulher em Serrinha


 

O atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar ganhou um importante reforço no município de Serrinha. As mulheres passam a contar com um Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), inaugurado pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner e a delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, nesta segunda-feira (29).

Localizado na Rua Antônio P. da Mota, no Centro de Serrinha, o Neam dispõe de uma estrutura voltada para o acolhimento das mulheres, com brinquedoteca e atendimento psicossocial. "O Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) de Serrinha realizará ações preventivas e também o atendimento das vítimas de violência. Não permitiremos que agressores fiquem impunes. Contem com a Polícia Civil", declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. 

A delegada-geral comemorou a entrega. "A rede de proteção das mulheres ganha mais força nesta região com o Neam. A união entre o poder público e a sociedade é fundamental para a garantia da dignidade e do respeito às mulheres do nosso estado", pontuou Heloísa Brito.

Desde abril de 2021, quando foi publicada a Portaria PCBA de nº 206, que institui os Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neams), já foram entregues 13 unidades no interior da Bahia. Além de Serrinha, os municípios de Itapetinga, Santo Antônio de Jesus, Irecê, Santo Amaro, Senhor do Bonfim, Valença, Luís Eduardo Magalhães, Guanambi, Brumado, Jacobina, Itaberaba e Santo Estêvão também contam com Neams.

 

 

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Mudanças no plenário aproximam Legislativo do público e melhoram interação na Câmara

 

Algumas alterações na infraestrutura e na organização do plenário da Câmara Municipal estão entre as principais modificações promovidas pelos recentes serviços de adequação do prédio-sede do Poder Legislativo. A Mesa Diretiva (localizada ao centro) e as cadeiras dos vereadores voltaram a ficar de acordo com a posição em que estavam instaladas originalmente. Ou seja, agora os dirigentes se sentam de frente para o público que acompanha as sessões na galeria, e os parlamentares ocupam uma das duas fileiras de cadeira, situadas ao lado direito e esquerdo da área. Antes, os integrantes da direção sentavam-se de frente para a bancada dos parlamentares.

Para a presidente da Câmara, Eremita Mota (PP), do ponto de vista da interação do processo legislativo com os cidadãos, a maneira como estava disposta a Mesa de Honra ficava “um pouco sem lógica”. Segundo a parlamentar, “enquanto legisladores, a nossa missão é de estarmos atentos às necessidades populares, e não me parece adequado ficarmos no parlamento olhando para nós mesmos. E, desta forma, pensamos em organizar o espaço do plenário reposicionando a Mesa Diretora em sentido frontal a quem acompanha as sessões”, explica. A alteração que estava em vigor, conforme lembrou o técnico legislativo, Iramar Nascimento, ocorreu há aproximadamente 20 anos, durante a gestão do ex-presidente Antonio Carlos Coelho.

Na época, o então presidente realizou a mudança que uniu em um só lado do plenário (à esquerda da galeria) as duas filas de assentos dos vereadores. Nesta ótica, a Mesa ficou em posição frontal a eles, no lado direito do espaço. Na opinião de Iramar, que assessora os parlamentares durante os trabalhos legislativos no plenário, o retorno à forma original foi algo “perfeito”. O servidor garantiu que ganhou melhor mobilidade para circular e desempenhar suas atividades durante as sessões. “Para se ter uma ideia, o serviço de entrega de ofícios, comunicações e outros documentos necessários aos legisladores facilitou muito. Voltamos ao passado, mas com efeitos de modernidade”, destaca, declarando seu apoio à medida.

A tribuna (espaço dos oradores, chamado de Tribuna Maria Quitéria) também retornou ao seu local histórico-original, após a realização do reparo predial. “Agora, quem discursa não precisa mais virar-se para dirigir a palavra aos cidadãos que participam das sessões. A sua fala na tribuna ocorre ao mesmo tempo em que olha de frente para a comunidade”, pontua o gerente legislativo, Eduardo Pimentel. Ele vê esta maior interação da Mesa Diretora, da Presidência e dos legisladores com o público presente na Casa como “consequências positivas de uma boa readequação dos espaços”.

Outra alteração que significou melhoria para os trabalhos de plenário e tranquilidade a quem frequenta as dependências do Legislativo foi a realocação da porta de passagem entre a galeria e o plenário. Ela foi reinstalada em posição centralizada, o que acabou colaborando para reforçar questões de segurança no ambiente e controle de quem adentra o local. Antes dos serviços de requalificação do imóvel, a porta encontrava-se localizada no lado esquerdo do plenário.

 

sábado, 27 de julho de 2024

Polícia Civil celebra Dia da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha

 

Em total sintonia com o conjunto de iniciativas do Governo do Estado, a Polícia Civil da Bahia, através da Academia de Polícia (Acadepol) e do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV/COERCID), promoveu uma Roda de Conversa nesta sexta-feira (26), para celebrar o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinoamericanas e Caribenhas, lembrado ontem em todo o Continente Americano.  O objetivo do evento, que contou a presença da Delegada Geral da PCBA, Heloísa Brito, e da Delegada Geral Adjunta, Elâine Nogueira da Silva, é fortalecer a agenda que possui um significado emblemático para as mulheres negras da Bahia, em um momento de restauração e garantia de direitos constitucionais. 

 "Esse é um momento não apenas de homenagear tantas mulheres que orgulham nossa instituição e o nosso estado. Mas também uma oportunidade de refletirmos juntas sobre a atual conjuntura e os desafios que ainda teremos que enfrentar. É fortalecendo a imagem da mulher, em todos os níveis, que vamos contribuir para uma sociedade mais justa e mais humana", ressalta a Delegada Geral da PCBA, Heloísa Brito.   

 Benguela 

 A data comemorativa é uma homenagem à Tereza de Benguela, mulher negra e líder quilombola que viveu no século XVIII. Ela se tornou a "Rainha do Quilombo" ao resistir a escravidão por duas décadas como líder do Quilombo do PiolhoMT, até o conglomerado ser destruído por Luiz Pinto de Souza Coutinho, comandante  do massacre que dizimou 79 negros e 30 indígenas. 

 "A memória de Tereza de Benguela empodera as mulheres negras da Bahia, na medida em que passa uma referência de força e liderança de um personagem caro de nossa história. Ao mesmo tempo, reverenciamos o presente que nos brinda com tantas e maravilhosas Benguelas nas mais diversas posições de liderança", pontua a Delegada Geral Adjunta, Elâine Nogueira. 

Realizada na sede do Centro de Operações de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (COI-SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a Roda de Conversa teve a participação de lideranças emblemáticas da sociedade baiana, a exemplo de Camilla Batista, Superintendente de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da SPM; Mabel Freitas, pós-doutora em Educação pela USP e Doutora em Difusão do Conhecimento pela UFBA, e a Ialorixá Ìyá Márcia d'Ọ̀gún, Doutora Honoris Causa pela Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania e Ordem de Capelães do Brasil.

O time de personalidades ainda contou com a pedagoga Mãe Diana de Oxum, Ialorixá do Ilé Axé Ewá Omin Nirê e a escritora Nelma Barreto, professora de Direito Penal, Administrativo e Mediação de Conflitos e especialista em Direito das Mulheres, além de autora do Projeto Empodere-se na Segurança Pública, Ubiraci Matildes, administradora de Recursos Humanos e Assessora Especial da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi/Ba), e a Ialorixá Manuela França, psicanalista e advogada, também enriqueceram os debates em torno das conquistas e direitos das mulheres negras e indígenas. 

 

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Avanços tecnológicos: benefícios e riscos para o processo eleitoral

 

Se por um lado os avanços tecnológicos trazem facilidades para o processo eleitoral, a começar pela urna eletrônica, cuja segurança é destacada inclusive fora do país, por outro representam riscos para o sistema, bem como para próprios candidatos a cargos eletivos. A observação é de Jaime Barreiros Neto, analista jurídico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que fez palestra na Câmara Municipal quarta-feira (24), abordando os aspectos jurídicos das eleições, para vereadores e assessores.

Lembrando que os veículos de comunicação durante muito tempo foram Jornal, Rádio e Televisão, hoje contam com a força da Internet, o palestrante citou uma ocorrência registrada no Paraná, quando um deputado fez uma live no dia da eleição, considerando que é permitida a utilização das redes sociais. “Ele foi eleito e acabou tendo o mandato cassado”, contou Jaime Barreiros, alertando que é preciso ter cuidado, porque “ainda existe confusão entre publicidade e propaganda”.

O professor de Direito que é Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), afirmou ainda que as atribuições da Justiça Eleitoral vão além da organização do processo eleitoral, já que desempenha também funções sociais e educacionais, que norteiam a busca da legitimidade democrática institucional. Ele citou, como exemplo das múltiplas atividades do órgão, o trabalho da Escola Judiciária Eleitoral.

“A Justiça Eleitoral é Poder Judiciário, como aplicadora do Direito, nos planos administrativo e educacional”, definiu o analista, frisando que passam pela organização do órgão todas as etapas das eleições”, citou. Ele também destacou que a democracia é fundamental em um regime político, “que exige participação com educação, inclusão, manifestação da sabedoria popular, sem manipulação ou fraude”. O palestrante falou ainda sobre as condutas vedadas antes e durante as eleições.

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Operação conjunta prende suspeito de homicídio em Itapebi

 

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar, nesta quarta-feira (24), resultou na prisão de um homem, de 29 anos, acusado de assassinar um jovem em abril de 2024, no município de Itapebi. Foragido desde o dia do crime, ele teve o mandado de prisão preventiva cumprido na cidade de Mascote, no interior da Bahia. 

O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Eunápolis, onde confessou a autoria do homicídio e afirmou ter saído do local junto com a vítima, que foi ferida com um objeto perfurocortante durante uma discussão. Segundo o acusado, ele praticou o crime para defender o seu irmão.

O homem, que responderá por homicídio, encontra-se custodiado na unidade policial, à disposição do Poder Judiciário.

 

Envolvido na morte de Bernadete Pacífico é preso pela Polícia Civil

 

O acusado de auxiliar no plano de execução da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, conhecida como "Mãe Bernadete", foi preso na noite de terça-feira (23), no bairro de Stella Maris, em Salvador, por policiais civis do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). 

O criminoso integrava a carta 'Dama de Ouros' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Com ele, também foram apreendidas uma pistola municiada e porções de entorpecentes. 

O acusado, que era alvo de investigações do Denarc, por integrar um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), teve o mandado de prisão preventiva cumprido, passou por exames de lesões e segue preso à disposição da Justiça. 

terça-feira, 23 de julho de 2024

Carga roubada na BR 324 é recuperada em Dias D'Ávila

 

Uma carga com 23 pallets de sucos, shampoos e fraldas descartáveis foi recuperada na quinta-feira (18), em Dias D'Ávila, por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). O caminhão com a mercadoria foi interceptado por três criminosos na BR 324, horas antes de ser localizado na Região Metropolitana de Salvador. 

Avaliados em R$ 244 mil, os produtos serão restituídos ao proprietário. O veículo também está disponível para devolução. Equipes da unidade especializada e do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) seguem com as diligências para identificar e localizar os suspeitos.

 

Governador receberá dupla homenagem na Câmara Municipal nesta quinta-feira: Cidadania e Comenda

 

Ele já se considera feirense, por conta de seu vínculo com a cidade como professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desde 1991, bem como pelo fato de ser casado com uma filha da terra de Senhora Santana. Mas agora é lei: o governador Jerônimo Rodrigues de Souza receberá nesta quinta-feira (25), às 14h, o Título de Cidadão Feirense na Câmara Municipal. Na mesma solenidade, ele será homenageado com a Comenda Maria Quitéria, maior honraria concedida pela Casa Legislativa.

Os autores das homenagens são, respectivamente, Professor Ivamberg (PT) e a presidente do Legislativo, vereadora Eremita Mota (PP). Na justificativa dos projetos, ambos destacam o merecimento de Jerônimo, o primeiro governador autodeclarado indígena no Brasil, pela sua trajetória de vida, seja na política, no meio acadêmico ou no serviço público.

Nascido no povoado de Palmeirinha, no município baiano de Aiquara, Jerônimo é graduado em Engenharia Agronômica pela UFBA. A concessão da Comenda Maria Quitéria é justificada pelo Professor Ivamberg pela dedicação de Jerônimo Rodrigues ao município ao longo do tempo, com destaque para a intensa participação nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

“Ele coordenou vários projetos de pesquisas e é autor de produções bibliográficas sobre temas como desenvolvimento sustentável, educação ambiental e participação social”, enfatiza o vereador. Um dos pontos da vida de Jerônimo ressaltados por Eremita Mota é o fato do mesmo ter retornado à cidade de origem, ao iniciar o Mestrado em Ciências Agrônomas, também pela UFBA, para lecionar em um colégio municipal (Américo Simas) e assumir a Secretaria de Agricultura local.

“Sem, dúvida, uma demonstração de zelo com a terra natal e vínculo com as suas origens”, define a presidente, lembrando que, antes de ser governador, Jerônimo passou por diversas secretarias estaduais.

 

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Polícia Civil prende suspeito com 20 quilos de maconha em Lauro de Freitas

 

Equipes da Coordenação de Polícia Judiciária da Região Metropolitana (RMS), do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), com o apoio de policiais da 23ª Delegacia Territorial (DT/Lauro de Freitas), efetuaram a prisão de um suspeito de envolvimento com o tráfico de armas, munições e drogas. O veículo conduzido pelo homem foi interceptado pelos policiais no momento em que transportava 20 quilos de maconha divididos em tabletes, na região de Quingoma, naquele município, na sexta-feira (19). 

Os investigadores identificaram que o suspeito transportava as drogas para integrantes de um grupo criminoso daquela região, que aguardavam os entorpecentes em uma localidade conhecida como “Lixão”. Em uma área de mata próxima ao local, as equipes do Depom encontraram três tambores vazios e uma escavação com características de cova rasa. Em uma residência foi localizada uma câmera de monitoramento camuflada em uma lâmpada. 

O material foi apresentado na unidade policial e o suspeito, que realizou os exames legais, está à disposição do Poder Judiciário. Diligências continuam, além de atividades de inteligência policial, para a identificação e localização dos demais envolvidos. 

 

 

Polícia Civil da Bahia segue investindo em tecnologia e Inovação

 

A Polícia Civil da Bahia mantém a política de modernização de todos os setores da instituição, com investimentos cada vez direcionados para tecnologia e inovação. A boa nova é a aquisição do Sistema de Logística e Suprimentos - Warehouse Manegent System (WMS) -, mecanismo que vai trazer ainda mais agilidade e segurança no controle de estoque e acervo patrimonial. Trata-se de uma ferramenta digital que proporciona um alinhamento íntegro e transparente, em relação à logística e ao monitoramento dos bens permanentes e de insumos da Polícia Civil. 

A setorização e catalogação de materiais vai proporcionar maior velocidade na resposta às demandas e, por consequência, viabilizar um fluxo maior de solicitações a partir da otimização na entrega dos materiais. Como uma coisa leva a outra, toda a Central de Produtos Aprendidos passará por uma completa requalificação para se transformar no almoxarifado central da Polícia Civil. 

Os dados sobre entrada, triagem, acondicionamento, catalogação e preparação para saída e distribuição dos materiais, irão abastecer o sistema que será implantado em parceria com os Correios. O processo para contratação do sistema, apresentado pela assistente comercial Sylvana Dórea, e pelo gerente de vendas, Flávio Brandão, segue os trâmites legais e, tão logo seja concluído, será iniciado a implantação. 

“O investimento em tecnologia e inovação coloca a Polícia Civil em sintonia com as ferramentas e instrumentos que o mundo digital oferece e isso se reflete em todos os setores da Instituição”, pondera a Delegada Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, que assistiu a apresentação do novo sistema pelo Departamento de Logística ao lado dirigentes da Instituição.

 

sábado, 20 de julho de 2024

Casal é preso por maus-tratos contra criança de 4 anos em Alcobaça

 

O trabalho investigativo da Polícia Civil da Bahia resultou na prisão em flagrante, na quinta-feira (18), de um homem e uma mulher de 23 anos, por maus-tratos e lesão corporal dolosa contra o filho dela, de 4 anos. A criança, que vive com a síndrome de West e tem dificuldade de locomoção e fala, foi internado com hematomas, sangramento e sinais de pancadas na cabeça. 

Assim que foi informada da suspeita de agressões contra o garoto, a Delegacia Territorial (DT) de Alcobaça iniciou as investigações do caso, ouvindo a mãe e o padrasto, que inicialmente negaram o crime. Com a ajuda da unidade de Caravelas, foram apurados novas informações, como o fato de que o Conselho Tutelar já havia tomado conhecimento de maus-tratos quatro meses atrás, quando a criança teve os tornozelos fraturados. 

A criança foi internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, onde foi indicado que houve fratura no crânio da vítima. Familiares da mãe do garoto afirmaram à Polícia Civil que o padrasto agredia constantemente a criança, com a anuência da companheira. 

Após terem sido autuados em flagrante, eles passaram pelos exames de lesões corporais de praxe. Os dois suspeitos foram custodiados em uma unidade policial da região, ficando à disposição do Poder Judiciário. 

 

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Zé Ronaldo será interrogado em ação que apura desvio de R$ 26 milhões

 

A Justiça Federal definiu para o próximo dia 21 de agosto, às 9h da manhã, o interrogatório do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), e de sua ex-secretária de Saúde, Denise Mascarenhas (PL), na ação que apura o superfaturamento e desvio de mais de R$ 26 milhões na Secretaria Municipal de Saúde.

A audiência de instrução e julgamento será conduzida pela juíza federal Gabriela Macêdo Ferreira, da 2ª Vara Criminal, que ouvirá todos os réus do caso. Além de Zé Ronaldo e de Denise Mascarenhas, também foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) o empresário Paulo César Queiroz Rocha e a empresa Redesaúde Cooperativa de Trabalho.

A denúncia do MPF, protocolada em dezembro de 2022, teve como base um relatório da Controladoria Geral da União (CGU), que constatou prejuízo em decorrência de superfaturamento com a execução dos contratos analisados, no montante de R$ 26.899.366,80.

Além dos depoimentos pessoais dos réus, também serão colhidos os relatos das testemunhas de defesa, que deverão comparecer independente de intimação, conforme decisão da magistrada.

Na mesma decisão, Gabriela Macêdo Ferreira também rejeitou as defesas preliminares dos réus, apontando a revelia da ex-secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, que não apresentou defesa.

Entenda o caso

De acordo com a denúncia do MPF, José Ronaldo e Denise Mascarenhas causaram prejuízo ao erário, caracterizado pelo direcionamento e pelo superfaturamento nos processos licitatórios, em favorecimento à empresa Redesaúde Cooperativa de Trabalho. Todos os pagamentos feitos à empresa foram realizados com recursos do SUS.

A fiscalização empreendida pela CGU, segundo o MPF, concluiu pela efetiva existência de fraudes e irregularidades nos procedimentos licitatórios, ilegalidade da intermediação de mão de obra na área da saúde e superfaturamento dos serviços públicos prestados.

Na ação, o procurador da República, Samir Cabus Nachef Júnior, afirma que a decisão política de terceirizar a prestação de um serviço público essencial teria o objetivo de “desvio de recursos públicos – mediante a assinatura do denunciado [José Ronaldo] nos processos de pagamento, tendo atuação decisiva para propiciar o desvio de recursos públicos oriundos do Sistema Único de Saúde em favor da Redesaúde”.

Entre seus pedidos à Justiça Federal, o procurador da República solicita a condenação de todos os réus por improbidade, a suspensão dos direitos políticos até 12 anos, além da perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, da perda da função pública, e da pagamento de multa equivalente ao valor do dano.

Fonte:  A  Tarde

Artista plástico Zé Carlos Sampaio doa à Câmara tela que retrata a diversidade de Feira

 

Com a conclusão das obras de restauração do prédio da Casa da Cidadania, a Câmara Municipal ganhou um presente especial: uma tela do artista plástico Zé Carlos Sampaio, que reúne imagens retratando diversos aspectos da cultura de Feira de Santana, bem como pontos estratégicos e monumentos da cidade. A obra do pintor nascido em Cruz das Almas, mas que há muito tempo vive em terras feirenses, está exposta na recepção do gabinete da presidente Eremita Mota (PP).

A obra, doada sem vínculo mercadológico, conforme estabelece o certificado, retrata Feira de Santana e toda a sua diversidade. A imagem do vaqueiro, símbolo da origem da cidade, se contrapõe às figuras de Maria Quitéria em posição de combate, vendedora na feira e o vendedor de amendoim. A torre da Igreja Senhor dos Passos indica que o artista também passou pelo centro da cidade e encontrou figuras religiosas, antes de registrar a caixa d’água do Tomba. “Acumule memórias, acumule sorrisos. Todo o resto é passageiro”, sugere Zé Carlos.

O presente, segundo o artista, é uma pequena retribuição por tudo o que conquistou na cidade, onde já participou de diversas exposições, que o projetou para outros lugares, a exemplo de Salvador. Os principais temas das obras de Zé Carlos remetem à fé do povo sertanejo, os santos e a cultura regional, abordagem que lhe rendeu publicações em revistas de circulação nacional e participação em mostras e salões de artes visuais na Bahia. Atualmente seus trabalhos estão expostos no Sesc/Tomba, permanecendo aberta ao público até 30 de setembro.

Para Eremita Mota é uma honra receber um quadro tão valoroso simbolicamente para Feira de Santana. “Podemos identificar vários pontos na imagem que nos remetem a diversos marcos históricos da cidade, bem como sua beleza em retratos do bloco Bacalhau na Vara, por exemplo. Me sinto lisonjeada em estar na Presidência da Casa neste momento especial para a Câmara de Vereadores”, afirma.

SOBRE ZÉ CARLOS SAMPAIO

Artista visual autodidata, Zé Carlos é técnico em Design de Moda pelo Ibmoda, graduado em Design de Interiores pela Unifacs e cursa Artes Visuais (bacharelado) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Iniciou nas artes inspirado nas revistas e quadrinhos, copiando os personagens das histórias e, a partir daí, foi aprimorando os traços. “Meu interesse surgiu na infância”, conta o artista, que tem obras no acervo da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

 

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Polícia apreende R$ 180 mil e um kg de cocaína em Tancredo Neves

 

A quantia de R$ 180 mil, um quilo de cocaína, porções da droga já fracionadas para a venda, uma granada, uma balança e pinos vazios para acondicionar o entorpecente foram apreendidos no bairro de Tancredo Neves, nesta quinta-feira (18), durante ação deflagrada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) em conjunto com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O material foi localizado em uma residência utilizada por criminosos da região, que fugiram ao perceberem a presença policial. Diligências seguem para identificar e prender os suspeitos. A droga foi encaminhada à perícia. 

As ações em campo foram realizadas por equipes da Coordenação de Operações e Coordenação de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras do DEIC, com o apoio de policiais do DHPP. 

 

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Dupla suspeita de participar de homicídio é presa 24 horas após o crime

 

Duas pessoas envolvidas no homicídio de Fabiano de Jesus Souza, de 39 anos, foram presas em flagrante nesta terça-feira (16), 24 horas após o crime, ocorrido na manhã de segunda-feira (15), em um bar no bairro Vila Galvão.

Logo após o registro do fato, policiais da Delegacia Territorial de Casa Nova iniciaram as investigações e identificaram alterações no local do homicídio, autuando o proprietário do bar por fraude processual via modificação do local do crime a ser periciado.

A mulher flagranteada vai responder por homicídio qualificado para assegurar a ocultação, a impunidade e pelo motivo torpe. Investigações preliminares apontaram que o assassinato foi motivado por vingança, uma vez que a vítima é suspeita de praticar furtos no estabelecimento onde o crime ocorreu.

A dupla foi submetida aos exames de lesões corporais de praxe e permanece à disposição da audiência de custódia da Justiça.

 

Líder de grupo criminoso da Chapada Diamantina é preso em São Paulo

 

Investigações da Polícia Civil da Bahia resultaram na prisão, na tarde de terça-feira (16), do líder do tráfico de drogas na região da Chapada Diamantina. O homem foi localizado em São Paulo e capturado por equipes do 5º Departamento Estadual de Investigações Criminais, da Polícia Civil daquele estado. 

Além de ser investigado pela atuação no comércio de entorpecentes e em homicídios, o preso também é suspeito de ter financiado o assalto a uma agência do Banco do Brasil no município de Cafarnaum, em maio deste ano. Durante a ação policial, foram apreendidos dois veículos de luxo e aparelhos celulares, que serão periciados para que seja apurada a eventual participação dele em outros crimes.

A captura em São Paulo é decorrente da prisão de um suspeito de tráfico em Seabra, em abril, na qual foram apreendidos 6 kg de cocaína e mais de 700 munições, além de coletes balísticos. A evolução das investigações permitiu que a Polícia Civil identificasse dois outros integrantes de uma organização criminosa, ambos com mandado já cumprido.

 

Polícia Civil conclui inquérito e indicia 14 pessoas por golpes

 

Catorze pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil da Bahia, na terça-feira (16), como responsáveis por um golpe com cartões virtuais que causou um prejuízo de quase R$ 60 mil. As equipes da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista apuraram que, entre os dias 13 e 22 de junho deste ano, foram adquiridos de maneira fraudulenta 11 celulares modelo iPhone, sem a anuência dos proprietários das contas bancárias debitadas.

As fraudes foram identificadas em termos de adesão de pessoa física para planos de serviço pós-pago em uma loja de telefonia. De acordo com a apuração do caso, algumas das compras eram realizadas através de links enviados pelo vendedor, no qual eram cadastrados os dados do cartão. Como o verdadeiro titular do cartão não era o comprador, quando havia a contestação da compra, a operadora do cartão fazia a suspensão do pagamento, gerando o prejuízo para a vítima. 

Já foram recuperados dez telefones, que foram devolvidos às vítimas. Os indiciados responderão pelos crimes de estelionato, receptação qualificada, receptação simples, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

O delegado titular da 1ª DT de Conquista, Paulo Henrique de Oliveira, explica as consequências da compra de celulares sem garantia de procedência. "Sete indiciados são comerciantes e um dos crimes praticados por eles foi o de receptação qualificada, cuja pena é de até oito anos de prisão. Eles encontram grande facilidade em vender o produto da receptação a terceiros de boa-fé, clientes que não têm razão para desconfiar da procedência dos bens que estão sendo oferecidos. Foram indiciados lojistas com estabelecimentos comerciais no Shopping Popular de Conquista e em lojas virtuais", declarou.

"A maneira mais segura de saber a procedência na compra de um aparelho celular novo é com a apresentação de sua nota fiscal", concluiu o delegado.

terça-feira, 16 de julho de 2024

Quatro homens são presos pela morte de indígena em Prado

 

A Polícia Civil da Bahia prendeu, na segunda-feira (15), quatro suspeitos de envolvimento na morte de Miscilene Dajida Conceição, de 44 anos, horas antes, na Aldeia Corumbauzinho. Eles foram autuados em flagrante por homicídio qualificado na Delegacia Territorial de Prado.

As investigações das equipes da Polícia Civil indicaram que Lucimar Rocha da Silva, de 40 anos, morreu durante um incêndio em sua casa, na noite de domingo (14), logo após um desentendimento com sua companheira. Eles vendiam artesanato e, diante do desencontro na divisão dos valores, Lucimar teria jogado gasolina e ateado fogo em cédulas, perdendo o controle das chamas em seguida. Sua companheira, Miscilene, conseguiu escapar.

Um irmão de Lucimar, porém, assim que soube do acontecido, chegou com mais três parentes, todos da Aldeia Águas Belas, próxima ao local do crime. Ainda conforme o apurado pela Polícia Civil, os quatro espancaram a mulher e a jogaram na casa em chamas. Miscilene morreu antes de ser socorrida. 

Três dos homens – o cacique, seu irmão e seu pai – foram presos na Aldeia Águas Belas. O irmão de Lucimar foi preso na Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Itamaraju, onde realizava os procedimentos para a liberação do corpo de seu irmão. Os quatro indígenas estão à disposição do Poder Judiciário.

 

Mulher é presa em flagrante pela morte do filho de dois meses

 

Policiais da Delegacia Territorial (DT/Teixeira de Freitas) efetuaram a prisão em flagrante de uma mulher, de 45 anos, no domingo (14), acusada da morte do seu filho, de dois meses, naquele município. O bebê foi deixado sozinho em casa no bairro Tancredo Neves.

A recém-nascida foi encontrada pela mãe, morta, na manhã de sábado (13). Ela comunicou à Polícia Civil que havia deixado o bebê sozinho por quinze minutos, enquanto foi à casa da vizinha pedir um sabão em pó emprestado. As diligências investigativas apontaram, no entanto, que a mãe teria saído para fazer uso de bebidas alcoólicas, levando consigo duas outras crianças, de seis e oito anos, e, ao retornar, encontrou o bebê morto. Vizinhos ouviram a criança chorar na ausência da mãe e chegaram a acioná-la para cuidar do bebê.

A mulher, que foi presa em flagrante, realizou exames de lesão corporal e está à disposição da Justiça. Laudos periciais irão apontar a causa da morte da criança. A mãe irá responder pelos crimes de abandono de incapaz com resultado morte, cuja pena prevista é de quatro a doze anos de reclusão.

 

Professora é acusada de maus-tratos a idosos em Centro de Convivência Municipal de Feira de Santana

 

Idosos que frequentam o Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, serviço oferecido pela Prefeitura de Feira de Santana, no bairro Muchila, estão sendo vítima de maus-tratos praticados por uma professora de dança da instituição. A denúncia foi feita na Tribuna Livre da Câmara, nesta terça-feira (17), por Ivone Santana, representante de idosos insatisfeitos com a conduta da profissional e que solicitam providência das autoridades. Com 60 anos e sendo uma das pessoas cadastradas nas oficinas oferecidas, ela relatou que xingamentos, constrangimentos e diversos outros atos desrespeitosos têm sido usuais por parte da profissional, que é apenas cuidadora de idosos, não tendo, portanto, formação específica na área de dança.

“Diz que eles têm mau cheiro, critica por não terem a bunda como a dela e age de forma muito arrogante. Em dezembro passado, por exemplo, durante apresentação no Mercado de Arte Popular (MAP), onde participaram aproximadamente 80 idosos, a professora tratou uma senhora de tal modo que a fez passar mal e ficar hospitalizada por 15 dias”, informou, explicando que a motivação foi o fato de uma florzinha ter saído um pouco do cabelo da idosa, enquanto dançava. No último dia 20, acrescentou Ivone, a professora se chateou porque uma idosa estava vestindo short. “Disse que a pessoa era burra e não sabia dançar, em meio a um samba de roda que ocorreu lá”.

Conforme também garantiu Ivone, a situação já foi comunicada a diversos órgãos do Município, como a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) – pasta a que está vinculado o Centro Dona Zazinha, a Casa de Conselhos e ao Ministério Público (MP-Bahia). No entanto, desde janeiro o problema vem se arrastando, sem solução. “No Conselho, a presidente até está ouvindo os idosos, mas, mesmo assim, a professora continua destratando os (idosos) que ela não gosta”, afirmou.

A idosa pediu apoio do Poder Legislativo, durante seu pronunciamento na Tribuna Livre, a fim de garantir o direito das pessoas de terceira idade. “O Zazinha deveria ser um lugar para nos receber, nos acolher e fazer nos sentirmos bem”, lamentou.

Perplexa com o relato da idosa na Tribuna Livre, a presidente da Casa da Cidadania, vereadora Eremita Mota (PP), classificou como “absurda a existência de tais fatos no serviço público, em pleno século XXI”. “Repudiamos. Agora, por trás disto, tem uma grande incapacidade gerencial por parte da Prefeitura. Porque não é possível que não se tenha tomado providências ainda contra isto”, protestou.

Para Gerusa Sampaio (UB), é importante saber que as situações descritas são de conhecimento de instituições como o MP e órgãos municipais. “Pelo que ouvimos, todas as medidas que poderiam ser feitas, foram providenciadas”, disse.

Também, dizendo-se assustado com o que ouviu na Tribuna Livre, Jhonatas Monteiro (PSOL) apontou a existência de “grande contradição” na prática de maus-tratos, justamente em um Centro de Convivência onde se deveria “zelar” pelo idoso. No mínimo, entende o parlamentar, o Município deveria estabelecer o afastamento da funcionária, mesmo antes de pronunciamento do MP, a fim de apurar o que está ocorrendo.

“Não pode, uma denúncia desta natureza, ficar sem providências por tanto tempo. É importante agir o mais rápido possível”, cobrou, alertando que a demora pode levar a uma série de outros adoecimentos das pessoas.

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Quatro pessoas são presas e um adolescente apreendido na Operação Circumdare

 

A Operação Circumdare, deflagrada nesta sexta-feira (12), resultou na prisão de quatro pessoas, no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e na localização de um adolescente de 16 anos, autor da morte de Ramon de Sousa Rocha, ocorrido no último dia 7, em Vitória da Conquista. 

Entre os alvos da operação, dois foram presos nos bairros Cidade Modelo e Jatobá e os outros dois já cumpriam pena no Conjunto Penal de Vitória da Conquista e no Presídio Nilton Gonçalves. Os mandados de busca e apreensão foram executados nas residências de suspeitos, resultando na apreensão de aparelhos celulares e no sistema prisional.

Cinquenta policiais participaram da ação, que contou com o apoio de equipes dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin), por meio da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e das Delegacias de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Conquista. 

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Polícia Civil apreende fuzis, uma submetralhadora e 10 kg de pasta-base

                                       
                                

Uma investigação da Polícia Civil da Bahia resultou na apreensão de seis fuzis, uma submetralhadora e mais de mil munições no Caji, em Lauro de Freitas, em local utilizado por traficantes para guardar armas e drogas. A ação ocorreu entre a noite de quinta-feira (11) e a madrugada de sexta-feira (12) e foi realizada por equipes do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).

Além das armas e munições, foram localizados em área de mata cerca de 10 kg de pasta-base de cocaína e dois coletes balísticos. A apreensão é consequência das investigações sobre a atuação de Ednei Alves Silva dos Santos, que morreu em confronto com a polícia em junho deste ano, no bairro de Castelo Branco. Na ocasião, foram apreendidos uma submetralhadora, um revólver, 85 kg de maconha e 15 kg de cocaína.

Por meio de vários de seus departamentos, a Polícia Civil da Bahia continua a investigação para identificar e capturar outros integrantes do grupo criminoso envolvidos na operação do bunker e no tráfico de drogas na região.

 





Quarenta aparelhos eletrônicos são apreendidos em Feira


                                                     

Policiais da 2ª Delegacia Territorial (DT/Feira de Santana) apreenderam 40 equipamentos eletrônicos, na quarta-feira (10), em uma residência no bairro da Gabriela. As diligências tiveram o apoio da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/SERTÃO). 

O flagrante ocorreu após uma denúncia de que um homem estaria vendendo aparelhos furtados e roubados naquela localidade. No imóvel, as equipes apreenderam munições para pistola, dois tablets, 38 celulares e várias peças de aparelhos já desmontados. 

O material apreendido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O proprietário da residência já foi identificado e está sendo procurado.

 

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Polícia Civil inaugura Posto Policial do Hospital Clériston Andrade

 

A Polícia Civil realiza cerimônia de inauguração do Posto Especial do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, na quinta-feira (11), às 10 horas. Subordinado à 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana e vinculado ao Departamento de Polícia do Interior (Depin), o Posto Policial está localizado na Avenida Eduardo Fróes da Mota, s/n, bairro 35 BI. O investimento faz parte da parceira com o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e tem instalação própria que será destinada ao funcionamento das atividades de polícia judiciária na unidade hospitalar.

No local serão coletadas e registradas informações relacionadas a ocorrências criminais atendidas na unidade de emergência hospitalar, bem como o apoio técnico e operacional às equipes de segurança pública no acesso e interpretação dos dados coletados. Atribuições conferidas pela 1ª Delegacia Territorial (DT/Feira de Santana) também poderão ser realizadas no Posto Policial. "A Polícia Civil está cada dia mais presente nos locais de maior necessidade de atenção. O HGCA é um grande equipamento de saúde que merece uma integração com a nossa instituição, por meio desse posto", destacou a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos de Brito.

O Posto Especial, que funcionará 24 horas, conta com o efetivo de um investigador atuando na coordenação, diariamente, em horário administrativo, e três investigadores no regime de plantão 24h, um coordenador regional e uma delegada. O equipamento atenderá a toda região de Feira de Santana, que integra as cidades de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova. 

Participam do evento de inauguração o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e a diretora-geral do HGCA, Cristiana França. "A inauguração do posto representa um marco significativo para a segurança de nossos pacientes e funcionários. Ter um posto da Polícia Civil funcionando 24 horas por dia dentro do maior hospital público do interior da Bahia não só reforça a proteção e a tranquilidade de todos que passam por aqui, mas também demonstra nosso compromisso com a valorização da ambiência hospitalar", pontuou Cristina França.