terça-feira, 5 de outubro de 2021

Feira de Santana: Hospital Estadual da Criança realiza parto raro de bebê gerado fora do útero

 

Uma equipe da Maternidade do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, realizou um parto raro, resultado de uma gravidez ectópica abdominal, que é quando o bebê se desenvolve fora do útero da mãe. A incidência de parto nesta condição varia entre um caso para cada 10 mil a 30 mil gestações.

Aline do Socorro, 39 anos, deu entrada no HEC com 19 semanas de gestação, no dia 2 de julho. À época, ela tinha o resultado de um exame de ultrassom que evidenciava a gravidez abdominal e, desde o início do internamento, foi orientada sobre o prognóstico fetal, bem como os seus riscos. A gestação durou 32 semanas e seis dias, pouco mais de sete meses.

A bebê Alice Vitória foi gerada acima do útero e da bexiga, na região abdominal, onde se desenvolveu ao longo da gestação. O parto aconteceu no último 23 de setembro, mas só foi divulgado nessa terça-feira (5), pela Secretaria da Saúde do Estado (SESAB). Mãe e filha passam bem, de acordo com o órgão.

Segundo a médica obstetra Amália Olímpia, todo aparato técnico e suporte especializado foram montados para o procedimento cirúrgico obstétrico. “Montamos uma estrutura bem organizada para fazer esse parto, com a participação de outros especialistas, como cirurgião vascular, cirurgião geral, equipe de neonatologia e UTI materna, para dar o máximo de suporte para essa cirurgia obstétrica bem atípica”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário