segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Operação resgata mais de 450 aves em situação de maus-tratos no Sul da Bahia

 

Na última sexta-feira, 19, uma operação policial resgatou 455 aves que estavam em situação de maus-tratos, em um imóvel situado em São João do Paraíso, cidade de Mascote, na Região Sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), eles foram acionados pelo Inema, em Itabuna, e o resgate ocorreu após averiguação de uma denúncia de crime ambiental.

Dentre os animais, foram encontrados pássaros de diversas espécies conhecidas popularmente como cardeal, pássaro preto, papa capim, coleira, azulão, sofrê, canário da terra, trinca ferro, tico tico e sabiá, além de uma grande quantidade de filhotes de papagaios e periquitos com apenas algumas penugens sobre o corpo.

As aves estavam amontoados em caixas de papelão, gaiolas e viveiros, e em condições precárias de falta de higiene (cobertas com fezes e urina), sem água, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar. Enquanto muitos estavam desidratados e debilitados, outros já foram encontrados mortos. Segundo a PRF, os animais eram aprisionados em cativeiro, para serem comercializados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Na ação, também foram apreendidos diversos apetrechos utilizados na captura ilegal desses animais.

Durante a abordagem, os PRFs encontram em um imóvel vizinho 42 galos de rinha, animais estes utilizados em competições ilegais, para duelarem entre si, muitas vezes ate a morte.

De acordo com a polícia, ao todo foram resgatados 413 aves silvestres, sendo que oito morreram, além dos 42 galos. As aves foram encaminhadas para o CETAS, de Cruz das Almas, onde serão triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e biólogos, onde passam por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. Já os galos foram entregues na sede da Cavalaria do 15° do CPM-BA.

O responsável pelo aprisionamento ilegal dos animais foi identificado e em seguida a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil, em Mascote, para instauração do inquérito policial e demais procedimentos cabíveis.

Fonte: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário