Cerca de 70% dos usuários que utilizam o transporte público na cidade
serão beneficiados com mais conforto, segurança e agilidade no percurso ao se
deslocarem no Centro pelas avenidas Getúlio Vargas (Linha BRT 1) e João Durval
(Linha BRT 2).
Segundo informações da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito
(SMTT), a facilidade de embarque e desembarque do passageiro no mesmo nível nas
estações elevadas através de portas laterais posicionadas do lado esquerdo dos
veículos - no sentido de parada nas estações - reduzirão o tempo de frequência
entre um ônibus e outro para apenas 10 minutos.
Parte da frota dos ônibus de BRT, operados pelas concessionárias Rosa e
São João, está equipados com ar condicionado, portas USB laterais nos assentos,
bilhetagem eletrônica, sistema de monitoramento em tempo real por GPS e
plataformas elevatórias com total acessibilidade para usuários com dificuldade
ou nenhuma mobilidade.
Cada veículo, do tipo Padron - com 15 metros de comprimento - possui
capacidade para transportar até 115 passageiros, modelo ideal utilizado em
sistemas BRT que operam com demanda reduzida; neste caso, realidade em Feira de
Santana após a pandemia da Covid-19 ter provocado queda significativa do número
de passageiros transportados diariamente.
“A Prefeitura está equacionando a melhor oferta da quantidade de ônibus
de BRT ao fluxo real de passageiros”, explica o secretário Saulo Figueiredo.
Ainda, nesta fase inicial assistida, mais um ônibus de BRT do tipo
articulado complementará a frota operacional no município.
Início da operação
A partir desta quarta-feira, 14, os ônibus passam atender a comunidade
gratuitamente durante 30 dias, das 6h às 21h, nas dez estações que passam a
funcionar nesta fase experimental assistida por 90 dias.
O trecho entre o Terminal Central e o final da Avenida Getúlio Vargas é
composto por 6 estações, e mais 4 estão posicionadas ao longo da Avenida João
Durval entre o Ponto Central e o limite do Anel de Contorno, com os ônibus da
Linha BRT 2 retornando sob o viaduto que liga à Avenida Ayrton Senna.
Os usuários também tem a opção de pegarem os ônibus de BRT no Terminal
Central acessando a plataforma A5.
Fase experimental
Esta fase experimental assistida servirá para a Prefeitura, seguindo
recomendações técnicas, analisarem dados de desempenho operacional, a exemplo
de tempo de viagem, customização da infraestrutura, viabilidade da tecnologia
mais adequada ao sistema de cada linha do BRT e, principalmente, a prestação de
serviço aos usuários.
Gradativamente, a quantidade de ônibus do novo sistema de transporte público
será ampliada visando uma maior integração da mobilidade urbana da cidade.
Operadores do sistema BRT (motoristas e fiscais de transportes) seguirão
em processo de treinamento. Monitores da SMTT estarão orientando os usuários
durante o embarque e desembarque de passageiros para otimizar o pleno
funcionamento do novo BRT.
Fonte: Secom
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