sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Na Semana de Aleitamento Materno, Banco de Leite incentiva a doação

A entrega de uma cesta com roupinhas de bebê, fraldas descartáveis e alguns itens de higiene pessoal para a primeira criança que nasceu nesta sexta-feira, 1º de agosto, no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, marcou a abertura da XXIII Semana Mundial de Aleitamento Materno.

A filha de Rafaela dos Santos, 22 anos, nasceu 1h45, de parto normal, pesando 2,540kg. Ainda comemorando a chegada da pequena, a moradora do município de Antônio Cardoso agradeceu pelo presente, que foi entregue pela diretora do Complexo Materno Infantil, Charline Portugal, e diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas.

Ambas comentaram sobre a semana, cujo tema é “Amamentação: Uma vitória para toda a vida!” e ressaltaram a importância do leite materno para o desenvolvimento do recém-nascido. Outras mães, que estavam na mesma enfermaria, também acompanharam.

“Esse é um gesto simbólico que representa o trabalho desenvolvido pela instituição para incentivar a amamentação até pelo menos os seis meses de vida da criança”, disse Charline. Até o dia 7 de agosto, serão desenvolvidas diversas ações visando conscientizar as mães sobre a importância do alimento para a saúde da criança.

Será montado um estande no Boulevard Shopping até domingo, 3, e outro no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas, com atividades na segunda-feira, 4, e terça-feira, 5, onde serão fornecidas orientações e arrecadados frascos de vidro – do tipo maionese ou café solúvel – para armazenar o leite das mães doadoras.

A coordenadora do Banco de Leite do Hospital da Mulher, Nadja Vieira, também participou da abertura da semana e afirmou que, durante esse período, as mães que estiverem amamentando serão sensibilizadas a doarem o alimento em excesso. “A quantidade de leite armazenado no BC é considerada baixa”, diz. O estoque atual é de 40mil/ml de leite. “Por dia são gastos, em média, 2mil/ml do alimento”.

O leite doado é destinado para as crianças que nasceram com baixo peso e estão internadas na UTI ou no berçário. “A criança que é amamentada não apresenta problemas respiratórios e nem gastrointestinal e ajuda em seu desenvolvimento neuromotor”, ressalta Nadja.

O leite materno é de fácil digestão e contém todos os nutrientes que a criança precisa para se desenvolver. A coordenadora do Banco de Leite comenta, ainda, que “a mãe ao amamentar não terá câncer de mama e nem de ovário, e o seu útero voltará ao tamanho normal mais rápido”.

PROGRAMAÇÃO

Dando continuidade a XXIII Semana Mundial de Aleitamento Materno, na segunda-feira, 4, haverá uma palestra para as mães doadoras e aquelas que estiverem internadas, no auditório do Hospital Municipal da Criança, a partir das 8h.

Na programação consta, ainda, a realização do seminário “Amamentação: Uma Vitória para Toda Vida!”, no anfiteatro do módulo II, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na quarta, 6, e quinta-feira, 7.

A inscrição é um quilo de alimento não-perecível. Podem participar profissionais de saúde e estudantes. Mais informações no Banco de Leite do Hospital da Mulher pelo telefone (75) 3602-7156.


Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário