Com a missão de promover o desenvolvimento das relações internacionais
através de ações integradas, foi lançado nesta quarta-feira, 20, no auditório
Clóvis Lopes Cedraz, da Associação Comercial e Empresarial, o Núcleo de
Internacionalização de Feira de Santana. A iniciativa da Secretaria Municipal
de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico visa facilitar a inserção de
produtos e serviços locais no mercado externo.
O coordenador do Núcleo, Leonardo Batista Oliveira, e consultores do
SEBRAE, fizeram explanações sobre o que são os negócios internacionais e a
importância das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, incluirem
essa pauta em suas atividades. Junto com a Prefeitura Municipal de Feira de
Santana, participam do projeto a Associação Comercial e Empresarial,
Sebrae, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Centro da Indústrias
de Feira de Santana (Cifs).
“Vamos estar juntos com o empresariado tanto na hora de exportar quanto
de importar produtos e serviços”, disse o presidente da Associação Comercial,
Marcelo Alexandrino. Outro objetivo do núcleo é preparar Feira de Santana para
fazer a captação de recursos e receber novos investimento externos. Alexandrino
ressalta o potencial de Feira de Santana, que recentemente foi classificada
entre as dez melhores cidades do Brasil em infra-estrutura para investimentos
em diversos setores.
"A nossa boa rede de ensino capacita a mão de obra”, frisa,
lembrando que “as empresas internacionais precisam saber disso, e nós vamos
trabalhar essa questão com informações bem estruturadas”. Neste sentido, o
Núcleo conta com a Universidade Estadual de Feira de Santana, que já possui
experiência internacional e pretende estreitar os intercâmbios com outras
universidades e empresas do exterior.
O secretário Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico,
Antonio Carlos Borges Júnior, que representou o prefeito José Ronaldo de
Carvalho, afirmou que o Núcleo pretende interagir com outros órgãos de fomento.
Uma das primeiras medidas a serem adotadas é a montagem de um banco de
dados.”Nele os investidores estrangeiros terão informações precisas e
atualizadas sobre as relações comerciais, educacionais e institucionais que o
município já mantém com outros países”.
A criação do Núcleo, disse o Secretário, “não significa que
somente agora Feira desperta para o mercado mundial. Aqui já funcionam grandes
empresas multinacionais como a Belgo Bekaert, Pirelli e Nestlé, entre outras,
mas com certeza nossos comerciantes e empresários, a partir da criação do
Núcleo passam a ter uma nova visão internacional”. Os interessados também vão
dispor de um site especificamente elaborado para dar suporte ao projeto.
TRANSPORTE AÉREO
A idéia do Núcleo de Internacionalização de Feira de Santana começa a
ser colocada em prática no momento em que a cidade passa a ter vôos regulares
da Azul Linhas Aéreas, que começa a operar no aeroporto local a partir de
setembro.
Participaram do lançamento do Núcleo o secretário municipal de
Planejamento, Carlos Brito; André Régis, presidente do Centro das Indústrias
(CIFS); Isailton Reis, gerente do SEBRAE; Genival Correa, reitor em exercício
da Uefs; Edson Nogueira, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado
da Bahia (FIEB); Adriana Andrade, representando o Governo do Estado; Getúlio
Andrade, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de
Feira de Santana.
Fonte:Secom/Foto/Washington Nery
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