terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

CCZ não é abrigo para animais domésticos

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ), como o próprio nome já diz, é para controlar e prevenir doenças que são transmitidas do animal para o homem. No entanto, há quem considere que o órgão é responsável em abrigar bichos, que não são mais do interesse dos donos em criá-los.

É cada vez mais frequente o aparecimento de cães e gatos abandonados no órgão, sobretudo de fêmeas prenhas. O fato mais recente foi de um cachorro deixado amarrado no portão do órgão, porque o dono negava-se em cuidá-lo.

A coordenadora do órgão, Mirza Cordeiro, assegura que a responsabilidade de cães, gatos e outros animais de pequeno porte é exclusiva de quem os cria. “As pessoas não querem mais cuidar do animal e acha que o CCZ deve abrigá-lo”, afirma

Ela salienta que o local não é adequado para o animal viver, porque não é abrigo. “Os bichos recolhidos nas ruas em situação de risco ou com alguma zoonose passam por avaliação e depois são colocados à disposição da adoção. O alojamento dele no CCZ é o mínimo possível”, reforça.

Ela chama a atenção para a posse responsável de animais domésticos, que é o dever de cuidar do animal em todas as circunstâncias: oferecer a alimentação, proporcionar carinho e garantir a saúde. “Animal não é objeto para ser largado, desprezado em qualquer lugar, pois ele sofre e sente dor”, observa.


Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário