sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Operação cumpre mandados contra organização criminosa e prende advogado investigado por tráfico e homicídios

 

Uma operação realizada com equipes da Polícia Civil e Militar realizou o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra integrantes de organização criminosa investigada por tráfico de drogas e homicídios nesta quinta-feira (5), no município de Utinga. A ação resultou na prisão de três pessoas, entre elas um advogado apontado como liderança estratégica do grupo.

A operação foi deflagrada a partir de investigações que identificaram a atuação estruturada da organização criminosa, com divisão de funções, hierarquia definida e vínculo com um grupo criminoso do estado de São Paulo. De acordo com as investigações, os suspeitos exerciam influência no tráfico de drogas em Utinga e mantinham conexões com a comercialização de entorpecentes em Salvador.

Liderança investigada

As apurações indicam que o núcleo de comando era exercido por um advogado de 35 anos, ex-candidato a cargo eletivo no município, preso no centro de Utinga. Conforme a investigação, ele utilizava sua posição social e profissional para coordenar e direcionar as atividades ilícitas do grupo. Contra o investigado foram cumpridos mandados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Durante o cumprimento das medidas judiciais em um imóvel vinculado ao advogado, os policiais localizaram e destruíram uma plantação de maconha. No local foram apreendidos 12 sacos de maconha, sementes e mudas da droga, porções de cocaína, uma pistola calibre 6.35, computadores, dinheiro em espécie,  notebook, aparelhos celulares, balanças de precisão e materiais utilizados na embalagem de entorpecentes.

Outros dois investigados, de 43 e 40 anos, foram presos em Utinga em cumprimento a mandados judiciais. Durante as buscas, foram apreendidas munições, dispositivos eletrônicos e aparelhos celulares. Todo o material recolhido será submetido à perícia técnica.

Ao todo, a operação teve como objetivo o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. As equipes seguem em diligências para localizar outros investigados e apreender armas e drogas relacionadas à atuação do grupo criminoso.

Participaram da ação equipes da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba), dos Grupos de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Paraguaçu, GATTI/Chapada e GATTI/Diamantina), da 13ª Coorpin/Seabra, da 14ª Coorpin/Irecê, das delegacias territoriais de Itaberaba, Baixa Grande, Ipirá e Macajuba, além de unidades da Polícia Militar, incluindo CPR-Chapada, Rondesp/Chapada e Cipe/Chapada. As investigações continuam com o objetivo de desarticular completamente a estrutura financeira e operacional da organização criminosa.

Fonte: ASCOM

 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Operação Xeque-Mate prende suspeitos e apreende adolescentes ligados a organização criminosa em Jequié

 

A Operação Xeque-Mate foi deflagrada na manhã desta terça-feira (4) pela Polícia Civil da Bahia, em ação integrada com a Polícia Militar, com foco na investigação e repressão aos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de capitais, diretamente relacionados a homicídios ocorridos no município de Jequié ao longo de 2025.

Durante a ofensiva, foram cumpridos mandados de busca domiciliar e de prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário local. Quatro investigados foram presos, quatro adolescentes apreendidos e outros sete mandados de prisão foram cumpridos no Conjunto Penal de Jequié, totalizando 15 pessoas alcançadas pela operação.

Entre os alvos estão suspeitos de receber, ocultar e distribuir valores e bens oriundos da organização criminosa, além de integrantes responsáveis pelo transporte, armazenamento e distribuição de drogas e armas na região do Médio Rio de Contas.

As diligências foram realizadas nos bairros Baixa do Bonfim, Cansanção, São Judas, Joaquim Romão, Caixa d'Água e Campo do America. foram apreendidos quatro motocicletas, aparelhos celulares utilizados na prática de atividades criminosas, além de documentos e porções de drogas. Todo o material será analisado para subsidiar o aprofundamento das investigações.

A ação foi coordenada pelo Núcleo de Homicídios de Jequié, com apoio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), e contou com equipes da Polícia Militar. As apurações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar outros envolvidos.

Fonte: ASCOM

 

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Delegada interrompe agressões e prende homem em flagrante por violência doméstica em Feira de Santana

 

Um homem, de 22 anos, foi preso em flagrante por praticar violência doméstica contra a companheira, de 29 anos, no domingo (1º), no bairro SIM, em Feira de Santana. As agressões foram interrompidas pela delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Alana Fialho, que estava no mesmo local e ouviu os pedidos de socorro da vítima.

A delegada estava de folga, no mesmo condomínio onde ocorria o crime, e deu voz de prisão imediata ao suspeito. Ele permaneceu sob custódia da autoridade policial até a chegada da Polícia Militar, acionada por moradores do local.

Todos foram conduzidos à Deam de Feira de Santana, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante. O investigado passou pelos procedimentos de praxe e permanece custodiado, aguardando decisão do Poder Judiciário.

Fonte: ASCOM

 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Retificados horários para provas do concurso da Prefeitura de Feira

 

O item 12.2 do edital do concurso público para os cargos de professores da rede municipal, que trata dos horários de aplicação das provas objetivas e discursivas, foi retificado.

As provas para pedagogo e as demais matérias, que antes seriam aplicadas no mesmo horário, acontecerão em períodos distintos — pela manhã e à tarde.

Para os cargos de professor de língua portuguesa, inglês, matemática, ciências, geografia, história, educação física e artes, o concurso será realizado pela manhã, das 8h às 13h, horário de Brasília.

Os candidatos às vagas para pedagogo farão as provas à tarde, das 15h às 20h, horário de Brasília. O concurso será realizado no domingo, 8 de março.

Serão oferecidas mil vagas, que serão ocupadas de acordo com as necessidades da Secretaria Municipal de Educação, além da formação de cadastro reserva. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 2 de fevereiro.

A taxa de participação é de R$ 110, e as inscrições serão feitas exclusivamente por meio do site da Idecan. Os locais de aplicação das provas serão divulgados no dia 27 de fevereiro.

As demais disposições do Edital nº 01, de 20 de dezembro de 2025, permanecem inalteradas.

Foto : Jorge Magalhães

 

Residência usada como bunker do tráfico é desarticulada em Feira de Santana

 

Uma operação policial realizada na manhã desta quarta-feira (28), no bairro Santa Mônica II, em Feira de Santana, resultou na apreensão de aproximadamente 20 quilos de cocaína, armamento e outros materiais utilizados no tráfico de drogas. A ação foi conduzida por equipes da Coordenação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em atuação integrada com o Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).

Durante as diligências, os policiais visualizaram dois homens em uma motocicleta, sendo que um deles portava uma arma de fogo longa. Ao perceberem a aproximação das equipes, os suspeitos fugiram. Em seguida, outros integrantes do grupo criminoso surgiram no local e efetuaram disparos contra os policiais, que revidaram. Durante o confronto, os suspeitos conseguiram escapar, sendo que parte do grupo entrou em uma residência e fugiu pelos fundos do imóvel.

No local, os policiais constataram que a residência era utilizada como um ponto estratégico de armazenamento, funcionando como um bunker do grupo criminoso. No interior do imóvel foram apreendidos cerca de 20 quilos de cocaína, distribuídos em 20 tabletes, além de porções de maconha e crack, balanças de precisão, embalagens para acondicionamento de drogas, rádios comunicadores, câmeras de monitoramento, aparelhos celulares, roupas e equipamentos de uso tático. Também foram encontrados uma pistola calibre .45, carregadores e munições.

Todo o material apreendido foi encaminhado à sede do DHPP, onde será submetido à perícia. As investigações seguem em andamento para identificar e responsabilizar os integrantes do grupo criminoso, bem como desarticular a estrutura utilizada para o tráfico de drogas e para o enfrentamento armado às forças de segurança.

Fonte: ASCOM

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

SEMMAM proíbe outdoor e peças publicitárias no trecho das obras de duplicação do Anel de Contorno

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) da Prefeitura de Feira de Santana baixou portaria que proíbe a exploração de publicidade por meio de outdoor e quaisquer outros engenhos publicitários no trecho do Anel de Contorno de Feira de Santana, compreendido entre a BR-324 (Portal do Sertão) e o Complexo Viário de ligação com a BR-116 Norte. A medida durará enquanto perdurarem as obras de duplicação a serem executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Para adotar a medida, conforme a secretária da Semmam, Jaciara Moreira da Costa, o órgão municipal levou em consideração que a referida intervenção configura obra de utilidade pública, essencial à melhoria da mobilidade urbana, da segurança viária e da infraestrutura logística regional.

A Semmam observou ainda que a presença de outdoors e demais engenhos publicitários na faixa de domínio e em áreas diretamente afetadas pode comprometer a execução das obras, a segurança dos trabalhadores e dos usuários da via.

Diante dessa situação, a Semmam resolve que as empresas, pessoas físicas ou jurídicas responsáveis pelos engenhos publicitários atualmente instalados no referido trecho deverão promover a remoção integral dos equipamentos, às suas expensas, no prazo improrrogável de 10 dias, contados a partir da publicação da portaria.

O não cumprimento do disposto nesta portaria implicará na remoção administrativa dos engenhos publicitários, sem prejuízo da aplicação das sanções administrativas cabíveis, conforme a legislação municipal vigente.

A secretária Jaciara Moreira da Costa ressalta ainda que a medida fundamenta-se no interesse público e na utilidade pública da obra, sendo indispensável para viabilizar o início e a adequada execução dos serviços de duplicação do referido trecho viário.


Foto: Jorge Magalhães Arquivo

 

Operação Carta Marcada apura corrupção em contratos públicos no sudoeste baiano


A deflagração da Operação Carta Marcada, na manhã desta terça-feira (27), investiga um esquema criminoso estruturado voltado à execução irregular de contratos de prestação de serviços firmados entre a Prefeitura de Itagibá e empresas privadas. As apurações apontam indícios de direcionamento contratual e de contratações reiteradas com base em inexigibilidade de licitação, em possível violação à legislação vigente.

Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Itagibá (7), Dário Meira (4), Ipiaú (3) e Jequié (1). As ordens judiciais também determinaram o afastamento de dois servidores públicos municipais, entre eles um secretário e uma servidora da Controladoria do Município, além do bloqueio de aproximadamente R$ 2 milhões em bens e valores de cada investigado.

As investigações indicam a atuação coordenada entre agentes públicos e representantes de duas empresas privadas de consultoria, com vínculos diretos com os contratos investigados. Segundo a apuração policial, o grupo apresentava divisão de tarefas, estabilidade e mecanismos voltados à ocultação e ao desvio de recursos públicos oriundos de contratos supostamente superfaturados.

A operação contou com 60 policiais civis e foi conduzida pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO), por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR).

Durante as buscas, foram apreendidos celulares, documentos, cerca de R$ 70 mil em espécie e computadores, que serão periciados e poderão contribuir com o aprofundamento das investigações. As apurações seguem em andamento para identificar outros recursos possivelmente desviados e eventuais novos integrantes do grupo criminoso, com foco na completa responsabilização dos envolvidos.

Fonte: ASCOM

 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Homem é preso por agredir e ameaçar ex-companheira em Itaberaba

 

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Itaberaba, com o apoio do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), cumpriram, na terça-feira (20), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 29 anos, acusado de agredir e ameaçar de morte a ex-companheira, de 42 anos, no bairro de Caititu, naquele município.

De acordo com as investigações, a mulher já possuía uma medida protetiva de urgência em vigor, que foi descumprida pelo agressor. O homem é acusado de desferir chutes, fazer ameaças de morte e utilizar uma barra de ferro durante as agressões, além de ter ferido a vítima com uma facada.

As equipes localizaram o suspeito em sua residência, onde ele se encontrava com a atual companheira. Ambos foram conduzidos à unidade policial e mulher foi liberada depois de prestar depoimento. Após o cumprimento do mandado, o agressor foi submetido aos exames de praxe e permanece à disposição do Poder Judiciário.

 Fonte: ASCOM

 

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Casal é preso por tráfico de drogas em Feira de Santana

 

A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem, de 33 anos, e uma mulher, de 30 anos, no domingo (18), por tráfico de drogas, no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana. Os investigadores flagraram a atividade ilícita, quando o homem, dentro de um veículo, entregou drogas a uma mulher.

A ação foi realizada após denúncia anônima, feita por meio do Disque Denúncia, pelo telefone 181, relatando o crime no local. Diante da informação, equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), unidade especializada vinculada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), deslocaram-se até o endereço indicado, onde passaram a realizar diligências com o objetivo de confirmar a veracidade da denúncia e identificar os envolvidos.

Durante a abordagem, os suspeitos foram encontrados, e no local foram apreendidas porções de maconha e cocaína. Os dois envolvidos receberam voz de prisão e conduzidos à unidade policial, onde realizaram os exames de praxe e permanecem custodiados, à disposição do Poder Judiciário. O material apreendido foi encaminhado para perícia, e oitivas e diligências seguem em curso, com o objetivo de verificar a possibilidade de participação de outros envolvidos no crime.

Fonte: ASCOM

 

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Último dia de folia em Tiquaruçu é marcado por homenagens e samba de roda


O encerramento da Festa de Reis em Tiquaruçu, neste domingo (18), foi marcado por fortes homenagens, religiosidade e a valorização do samba de roda. O dia começou com o tradicional Cortejo dos Reis, que saiu do Casarão Rosa e percorreu a rua principal da sede do distrito. Acompanhado pelos três reis magos, vaqueiros e caretas, o desfile levou cores e alegria aos foliões ao som da Charanga de Irará.

Após o cortejo, a regionalidade tomou conta do palco principal. O grupo Reisado de São Vicente apresentou clássicos como “Festa de Santos Reis”. Um dos momentos mais emocionantes foi o encontro de gerações entre os músicos Carlos André e Asa Filho.  "Para mim foi algo que emociona. A magnitude que o Reisado tem na cultura é algo excepcional", destacou Carlos André.

Asa Filho reforçou a importância da manutenção da lida de quase 200 anos: "Mesmo debaixo de um pouco de chuva, o pessoal não perdeu a coragem de seguir o percurso. Chuva é bênção e o pessoal manteve a tradição".

HOMENAGEM AOS PIONEIROS

Um dos pontos altos da celebração foi a homenagem prestada a figuras emblemáticas que dedicaram a vida à tradição local. O reconhecimento a Seu Anísio, um dos membros mais antigos do grupo falecido em 2023, emocionou os presentes. Antes de partir, ele manifestou o desejo de participar de sua última Festa de Reis, o que motivou a organização a celebrar seu legado.

A homenagem estendeu-se também a Seu Joel, compadre e grande amigo de Seu Anísio. Enquanto Seu Anísio era um participante ativo nas apresentações, Seu Joel era peça fundamental no suporte e apoio ao grupo. "São duas pessoas de extrema importância para o Reisado de São Vicente e para Tiquaruçu. É um sentimento de muita gratidão por tudo o que eles representaram", ressaltou a organização durante o ato.

DIVERSIDADE MUSICAL

A programação seguiu com a participação do grupo Estrela de Belém, fundado em 2009, e do artista local Gilsan, que apresentou sucessos do reggae. O samba de roda teve seu ponto alto com a Quixabeira da Matinha; no palco, Chica do Pandeiro esbanjou vitalidade ao som de “Tributo a Coleirinho” e “O Sambador”.

O público também aproveitou o show da banda Viola de Doze e o encerramento com o cantor Netto Brito, que trouxe o arrocha para o distrito.

ESTRUTURA E AVALIAÇÃO

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Cristiano Lobo, ressaltou que a festa atendeu aos anseios da comunidade. "A população está satisfeita em um espaço amplo, com segurança e conforto. Foi um resgate necessário. A folia de reis faz parte da identidade de Feira de Santana e este ano a festa voltou cheia de emoção", avaliou o secretário.

A segurança do evento foi garantida pela atuação da Guarda Municipal. A comerciante Fernanda Lima, presente no evento desde 2016, celebrou o resultado: "A estrutura foi legal, eu amei. Foi uma festa da saudade e da família".

Desta forma, a Prefeitura de Feira de Santana reafirma o seu compromisso em seguir valorizando e garantindo o apoio logístico e cultural aos festejos populares em todo o município.

Fotos: Washington Nery

 

Tradição e grande público marcam abertura da Festa de Reis em Tiquaruçu

 

A valorização da cultura popular e o resgate das tradições marcaram o início da Festa de Reis no distrito de Tiquaruçu, neste sábado (17). O evento, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), reuniu centenas de cidadãos em uma estrutura que garantiu segurança e entretenimento.

A programação foi aberta pelo cantor local Beto Cardoso, que apresentou sucessos como "A beleza das rosas" e "Garçom". Na sequência, o palco recebeu o cantor Ney Vaqueiro, que estreou no festejo com um repertório diversificado. "É uma festa de suma importância para manter a cultura de Reis. Ficou alguns anos sem acontecer e, graças a Deus, voltou novamente. Preparamos um repertório eclético, trazendo o antigo e o novo para agradar todo tipo de público", destacou Ney Vaqueiro.

Valorização da tradição e identidade 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, ressaltou o compromisso do Governo Municipal em preservar o patrimônio imaterial, com destaque para o Reisado de São Vicente. "Essa festa faz parte do nosso calendário e a população estava na expectativa por essa abertura. O maior sentido é justamente o desfile com o Reisado, resgatando essa história tão importante. É a cultura popular marcando presença", afirmou o secretário.

Para quem vive no distrito, o retorno da festa representa mais do que lazer. A comerciante e moradora de Tiquaruçu, Maria de Fátima Silva, 52 anos, celebrou a organização e o clima familiar do evento. "A gente estava com saudade dessa alegria. A festa está linda, organizada e muito segura para trazer a família. É emocionante ver o Reisado na praça e ainda curtir esses shows maravilhosos. A Prefeitura está de parabéns por não deixar nossa tradição morrer", elogiou a moradora.

O fenômeno Silfarley também subiu ao palco pela primeira vez no distrito, trazendo lançamentos e celebrando o momento da carreira. "Espero voltar muitas vezes. Hoje trouxemos um repertório atualizado, especial para essa festa. 2026 está com muitos projetos, como o nosso novo DVD gravado em Angra", disse Silfarley.

Referência no arrocha, a banda Asas Livres, liderada por Junior Costa e Lucas Barreto, embalou o público com clássicos como "Cristina" e "Tudo Azul". "Vamos gravar vários projetos este ano com participações de nomes como Neto Brito, Pablo e Tayrone", anteciparam os vocalistas.

Segurança Garantida

Para assegurar a tranquilidade do público, a Prefeitura mobilizou um efetivo estratégico da Guarda Municipal e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que realizou o ordenamento do tráfego e o patrulhamento preventivo em todo o circuito.

A Festa de Reis de Tiquaruçu segue com programação neste domingo, reafirmando-se como um dos principais eventos do calendário cultural dos distritos de Feira de Santana.

Fotos: Washington Nery

 

 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Criminoso envolvido na morte do capitão Salomão estava no presídio e foi colocado em regime aberto por decisão judicial

 

O criminoso que morreu durante troca de tiros com o capitão Osniesio Pereira Salomão, na noite de quinta-feira (15), estava no Conjunto Penal de Lauro de Freitas e foi colocado em regime aberto após decisão judicial.

Vitor Souza da Silva integrava uma facção envolvida com tráficos de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores.

Ações de inteligência foram intensificadas para localizar outro criminoso envolvido na morte do oficial da PM. Informações sobre o comparsa de Vitor podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia) da SSP. O anonimato é garantido por lei.

Fonte: ASCOM

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

PC e PM apreendem armas e drogas pertencentes a grupo criminoso com atuação em Eunápolis

 

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar da Bahia, realizada na noite desta terça-feira (15), resultou na apreensão de armas e uma grande quantidade de drogas, pertencentes a um grupo criminoso com atuação na cidade de Eunápolis. As diligências foram conduzidas pela Delegacia Territorial do município com apoio de guarnições da Rondesp Sul e do 28º BPM.

O material apreendido continha dois revólveres calibre .32 e .38, um simulacro de pistola, aparelhos celulares e porções de maconha e cocaína, localizados em uma área de mata após confronto armado entre os suspeitos e os policiais.

As equipes deslocaram-se até a Rua Lua Nova após levantamento indicando que indivíduos estariam ostentando os armamentos e promovendo o comércio de entorpecentes, além de impor domínio territorial. No local, as equipes foram recebidas com disparos.

Um resistente foi baleado no confronto, imediatamente socorrido ao Hospital Regional de Eunápolis, porém não resistiu.

O homem possuía extensa ficha criminal, com envolvimento direto em tráfico de drogas, homicídios e práticas de extrema violência, incluindo atos de tortura. As investigações também apontam que ele é um dos responsáveis pelo homicídio da jovem Anna Luiza Lima Brito, de 21 anos, ocorrido no final do mês de junho de 2025, em Eunápolis.

Na Delegacia, também foi identificado conteúdo audiovisual em que o resistente aparece participando de sessão de tortura, reforçando os elementos investigativos relacionados a crimes cometidos pelo grupo.

Fonte: Ascom

 

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Operação conjunta apreende 200 kg de drogas em Itabuna

 

Dois suspeitos de integrarem uma facção criminosa foram presos e 200 kg de drogas entre maconha, cocaína, crack e skank apreendidos durante uma operação integrada entre a Rondesp Sul, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), o Comando de Policiamento da Região Sul (CPR-S) e a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Itabuna), nesta segunda-feira (12), em Itabuna.

Um dos presos ainda tentou subornar os policiais com R$ 20 mil, no momento do flagrante, além de ter mandado e utilizar documentos falsos. A dupla era investigada por suspeita de integrar uma organização criminosa, acusada de praticar roubos em condomínios da cidade.

Ao todo, as equipes policiais apreenderam 194 tabletes de maconha, 103 petecas de cocaína, um tablete de crack, um de skank, duas câmeras de vídeomonitoramento, R$ 37 mil em espécie e um veículo com restrição de roubo. Todo material e os presos foram encaminhados à Delegacia Territorial do município e outras operações seguem na busca de outros integrantes do grupo criminoso.

Fonte: ASCOM

Polícia Civil realiza busca em casa de fotógrafo preso do Rio Grande do SuL


A Polícia Civil da Bahia atuou de forma integrada com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e cumpriu um mandado de busca e apreensão no bairro de Ondina, em Salvador, na manhã desta terça-feira (13), na Operação Imagem Protegida. A diligência faz parte de investigação que apura crimes de divulgação de cenas de nudez e pornografia sem consentimento das vítimas, praticados por meio da internet.

O investigado, de 27 anos, que atua como fotógrafo, já havia sido preso preventivamente no último sábado (3), no estado do Rio Grande do Sul, durante a primeira fase da operação, ocasião em que também foram cumpridos mandados de busca e apreensão no bairro Petrópolis, em Porto Alegre.

As apurações indicam que o investigado abordava mulheres que trabalham com a própria imagem, como influenciadoras e modelos, oferecendo ensaios fotográficos por valores abaixo do mercado, entre R$ 30 e R$ 50. Durante as sessões, ele convencia as vítimas a retirar peças de roupa e realizar poses sensuais. Posteriormente, as imagens íntimas teriam sido divulgadas e comercializadas sem consentimento, por meio de site de conteúdo adulto. As investigações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul relatam que há indícios de que o número de vítimas possa ultrapassar 100 em todo o país.

Em Salvador, o homem estava morando em Ondina e estudava na capital em um curso de mestrado. Até o momento, ao menos sete ocorrências foram registradas contra o suspeito. Durante a ação realizada na capital baiana, foram apreendidos aparelhos eletrônicos na residência onde o investigado morava. Os materiais serão submetidos à perícia técnica especializada, com o objetivo de subsidiar o aprofundamento das investigações e a eventual identificação de novas vítimas.

A medida judicial é decorrente de apuração conduzida pela 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (1ª DEAM) de Porto Alegre/RS. As investigações seguem sob a Polícia Civil capixaba.

Fonte: ASCOM

 


sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Operação Paraguai mira tráfico de drogas e homicídios em Itambé

 

A Polícia Civil deflagrou, na madrugada desta sexta-feira (9), a Operação Paraguai, no município de Itambé, com o objetivo de desarticular núcleos de uma organização criminosa, combater o tráfico de drogas e elucidar homicídios relacionados à atuação do grupo na região. Durante a operação, foram apreendidas porções de cocaína, crack e maconha, uma balança digital, 14 aparelhos celulares, um notebook e oito câmeras de vigilância. Um homem, de 32 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

A ação foi concentrada no bairro Felipe Achy, conhecido como “Paraguai”, onde foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão domiciliar, além da remoção de mecanismos de vigilância clandestina, a exemplo de câmeras de videomonitoramento instaladas ilegalmente em postes de iluminação pública e utilizadas por criminosos para monitorar a movimentação policial.

As diligências ocorreram em endereços vinculados a investigados apontados como integrantes de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de entorpecentes e suspeita de participação em homicídios registrados no município ao longo de 2025.

A operação contou com a participação de 30 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, e teve o apoio da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), das equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI) de Pedra Branca e do Sudoeste, além da Guarda Municipal de Itambé.

A ação foi autorizada pelo Poder Judiciário da Comarca de Itambé, com parecer favorável do Ministério Público. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos, aprofundar a elucidação dos crimes e interromper a escalada de violência na localidade.

Fonte: ASCOM

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Carga de ácido sulfônico furtada de indústria é localizada durante ação da Polícia Civil em Feira de Santana

 

Uma investigação policial resultou na elucidação do furto de ácido sulfônico ocorrido no dia 1º de janeiro de 2026, em prejuízo a uma empresa situada às margens da BR-324, em Feira de Santana. Durante a ação, 3,5 toneladas do produto químico foram recuperadas em um caminhão interceptado no Centro do município.

O trabalho foi conduzido pela Polícia Civil, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), através da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana. Após sete dias de diligências, equipes da unidade especializada localizaram o veículo transportando 70 bombonas da substância, usada para a produção de produtos de limpeza.

O motorista do caminhão foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Em depoimento, ele informou que teria sido contratado para realizar o frete por um homem, sem apresentar detalhes sobre o local exato da entrega, alegando desconhecer a origem ilícita da carga. O veículo utilizado no transporte do material também foi apreendido.

O furto foi registrado após o representante legal da empresa vítima informar que, durante o período de recesso, cerca de quatro toneladas do produto foram subtraídas do interior da fábrica. Imagens do sistema de videomonitoramento indicaram a presença de três indivíduos no local por aproximadamente seis horas.

As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos, esclarecer a dinâmica completa do crime e adotar as medidas de polícia judiciária cabíveis.

Fonte: ASCOM

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Corretora de imóveis é presa em Feira de Santana por suspeita de golpes que ultrapassam R$ 2,5 milhões

 

Uma mulher de 52 anos foi presa preventivamente, neste sábado (3), em uma residência no bairro da Muchila, em Feira de Santana, por suspeita de envolvimento em golpes imobiliários que causaram prejuízo superior a R$ 2,5 milhões às vítimas. A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandado expedido pelo Poder Judiciário, no contexto da Operação Arizona, conduzida pela 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, que apura a venda fraudulenta de um imóvel rural avaliado em aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Outras duas investigações em andamento, realizadas pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, indicam o envolvimento da mulher em um prejuízo adicional estimado em cerca de R$ 1 milhão às vítimas.

Durante a ação, foram apreendidos sete aparelhos celulares, duas máquinas de cartão de crédito, diversos cheques e chaves de imóveis. As apurações indicam que parte dos valores obtidos de forma ilícita teria sido direcionada a uma pessoa jurídica vinculada a uma contadora suspeita, presa anteriormente pela Polícia Civil, em dezembro de 2025.

Por representação da Polícia Civil, houve bloqueio judicial de contas bancárias relacionadas aos fatos investigados. A mulher permanece à disposição do Poder Judiciário. Oitivas e diligências seguem em andamento para a completa elucidação do caso. A prisão foi realizada de forma integrada pela DRFR, vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), em conjunto com a 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, com apoio de equipes do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: ASCOM

 

SETTDEC consolida avanços em emprego, indústria e turismo e fortalece papel de Feira de Santana como polo econômico regional


A Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC) encerra o ano de 2025 com um balanço marcado por crescimento econômico, geração de empregos e fortalecimento do ambiente de negócios em Feira de Santana. As ações executadas ao longo do período reforçam o papel estratégico do município como um dos principais motores econômicos da Bahia. 

De acordo com dados consolidados mais de 3.205 novas empresas foram abertas no município entre janeiro e novembro, uma média de 310 novas empresas por mês, com dados da Junta Comercial da Bahia (JUCEB), distribuídas em 19 segmentos da economia, refletindo um cenário favorável ao empreendedorismo e à atração de investimentos. O mercado formal de trabalho também apresentou desempenho positivo, com saldo acumulado superior a 5 mil novas vagas, mantendo crescimento contínuo ao longo do ano.

Para a secretária municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Márcia Ferreira, os resultados são fruto de uma atuação integrada entre poder público, setor produtivo e instituições parceiras.

“Os números mostram que Feira de Santana vive um momento de consolidação econômica. Nosso foco tem sido criar um ambiente seguro, estruturado e atrativo para quem quer investir, empreender e gerar empregos. Esse resultado é construído com diálogo, planejamento e presença constante da gestão pública”, avalia a secretária.

Márcia Ferreira também ressaltou a participação ativa das entidades representativas do setor produtivo, a exemplo da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), do Sindicato Empresarial do Comércio de Feira de Santana (Sicomércio Feira), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL), do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), do Instituto Pensar Feira e do Convention & Bureau.

Indústria em expansão e novos investimentos

O setor industrial foi um dos grandes destaques do ano. A chegada de novas plantas industriais e a expansão de empresas já instaladas no município devem gerar milhares de empregos diretos e indiretos nos próximos anos. Empreendimentos como Xpert Pack, Vipal Borrachas, Paco Saint-Gobain e a multinacional Soprema reforçam a posição de Feira como hub industrial do Nordeste.

Segundo a análise da SETTDEC, esses investimentos ampliam a capacidade produtiva local, diversificam a matriz econômica e fortalecem a cadeia de fornecedores e serviços.

“Estamos trabalhando para que o crescimento industrial venha acompanhado de qualificação profissional, infraestrutura de qualidade e inovação. Por isso, investimos em parcerias com o Senai, universidades e programas de capacitação, preparando a mão de obra local para as oportunidades que já estão chegando”, destaca Márcia Ferreira.

Comércio fortalecido e inclusão produtiva

No comércio, as ações da SETTDEC buscaram equilibrar ordenamento urbano, apoio aos comerciantes e estímulo às vendas. O Shopping Popular, com quase 900 permissionários, passa por intervenções estruturais como as obras sendo realizadas na Praça do Tropeiro, campanhas promocionais e iniciativas de capacitação profissional, além da nova unidade da Casa do Trabalhador que será inaugurada no local, ampliando o fluxo de pessoas e serviços.

O Feiraguay também recebeu atenção especial, com análises de viabilidade, diálogo para os 650 permissionários, além do apoio à regularização das atividades, reforçando a política de desenvolvimento com inclusão e formalização. 

Emprego, renda e políticas públicas integradas

A Casa do Trabalhador registrou mais de 28 mil atendimentos, com quase 7.500 vagas captadas ao longo do ano. As ações itinerantes levaram serviços de empregabilidade a bairros, distritos, escolas e equipamentos sociais, ampliando o acesso da população às políticas públicas de trabalho e renda.

Na avaliação da secretária, esse trabalho é essencial para garantir que o crescimento econômico chegue às pessoas “Desenvolvimento só faz sentido quando melhora a vida das pessoas. Nosso compromisso é conectar quem busca uma oportunidade com quem precisa contratar, fortalecendo a economia local e promovendo dignidade”, afirma.

Turismo, cultura e economia criativa

O turismo também se consolidou como vetor estratégico de desenvolvimento. O Mercado de Arte Popular (MAP) manteve programação cultural contínua, fortalecendo a economia criativa e o turismo de experiência. Já o turismo de negócios seguiu aquecido, impulsionado por feiras, eventos corporativos e pela posição logística privilegiada do município.

A Micareta de Feira de Santana 2025 e os festejos juninos obtiveram um impacto estimado de cerca de R$ 50 milhões na economia local, além da geração de milhares de empregos temporários e renda para trabalhadores formais e informais.

Projeção regional e internacional

A crescente demanda por condomínios logísticos tem impulsionado significativamente a economia regional, e Feira de Santana destaca-se como um dos principais polos desse desenvolvimento. Como o condomínio GridFSA e Braspress, que atuam na cidade com capacidade de ampliação. 


Com uma localização estratégica e iniciativas da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), o município tem atraído investimentos e consolidado sua posição no setor logístico.

Outro destaque foi a instalação do primeiro Conselho de Governança do Inova Feira, que marca um avanço no desenvolvimento regional, ao consolidar uma estrutura permanente e colaborativa entre poder público, iniciativa privada e academia para fortalecer Feira de Santana como polo de inovação na Bahia.

Ao longo do ano, a SETTDEC ampliou a atuação institucional de Feira de Santana em fóruns estaduais, nacionais e internacionais, como o Fórum Bahia–China, programas de inovação aberta com a Sudene e agendas de cooperação internacional, posicionando o município como protagonista em temas como inovação, sustentabilidade e economia digital. 

“Feira de Santana está preparada para dialogar o business com o Brasil e com o mundo. Nosso desafio é seguir crescendo com responsabilidade, inovação e sustentabilidade”, conclui Márcia Ferreira.


Fotos ACM

 

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Homem é preso por tentativa de homicídio em Jacobina

 

Um homem de 27 anos foi preso na tarde desta quarta-feira (31), na localidade de Barro Branco, no entorno de Jacobina, durante o cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido no curso de investigação da Polícia Civil da Bahia. Ele é investigado por tentativa de homicídio ocorrida no bairro da Catuaba, naquele município.

A prisão foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Jacobina, com apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático (GATTI /Piemonte). O mandado judicial é resultado do aprofundamento das diligências que apuram um ataque violento contra um homem de 45 anos, ocorrido no dia 16 de dezembro.

De acordo com as diligências, o investigado invadiu a residência da vítima e desferiu diversos golpes de facão, causando lesões graves, entre elas fratura em uma das mãos, compatível com lesão de defesa, e fratura exposta em um dos braços. A vítima foi socorrida para uma unidade de saúde e sobreviveu aos ferimentos.

As investigações indicam que a motivação do crime está relacionada a desavenças pessoais envolvendo questões familiares. Após o ataque, o suspeito fugiu do local, mas foi identificado ao longo das apurações. O homem realizou os exames legais e permanece custodiado à disposição da Justiça.
 

Fonte: Ascom