quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Profissionais do CRMQ participam de capacitação étnica racial

A Constituição Federal diz que todos são iguais e que não deve existir nenhuma diferença entre homens e mulheres no acesso a direitos. Foi para resguardar essa prerrogativa que o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras realizou nesta terça-feira, 26, uma capacitação étnica racial, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social.

O evento foi realizado no Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria que funciona provisoriamente no bairro Kalilandia e presta um serviço gratuito à mulher vítima de violência doméstica. O trabalho multidisciplinar é desenvolvido por uma equipe composta de psicólogo, assistente social, advogado e pedagogo.

A capacitação contou com uma palestra da assistente social Luize Arapiraca que falou sobre “Igualdade de direitos no dia a dia da assistência social”.

O objetivo é garantir que no momento de acolher a demanda no órgão municipal de assistência social,  nenhuma mulher sofra qualquer  tipo de dificuldade por conta da cor, raça, gênero, religião, origem, condição de pessoa idosa ou com algum tipo de necessidade especial.

Para melhor assimilação do tema, a abordagem contou com a participação do cantor Gilsan. Formado em pedagogia, o artista feirense traduziu a igualdade de direitos em forma de canções. “A minha música também tem esse compromisso com o social e poder participar de iniciativas que visam a igualdade é muito gratificante”, pontuou.

A presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras, Lourdes Santana, disse que a meta é levar a capacitação aos demais órgãos de assistência social do município, com o apoio da SEDESO. “A secretaria de Desenvolvimento Social, além de ser uma grande parceira, vem executando as políticas sociais no município com profissionais cada vez mais capacitados e nos sentimos felizes em participar desse processo. Logo, logo estaremos realizando a capacitação nos Cras e Creas", apontou. 


Fonte: SECOM/Foto/Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário