sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Chuva enche reservatórios e traz esperança para o homem do campo

Em época de escassez de água na zona rural, até para o consumo humano e, a chegada da chuva é uma bênção. Em algumas localidades nos distritos Bonfim de Feira e Jaguara, em Feira de Santana, onde a chuva não caía com intensidade há cerca de três meses, agora a situação começa a mudar.


Nesses locais os agricultores estão mais confiantes na perspectiva de voltar o que eles chamam de “tempo bom”, a fim de preparar o plantio dos próximos meses e aguardar, na certeza também de que as pastagens vão voltar para alimentar os animais.

O otimismo aumentou mais ainda por conta de outro fator relacionado com a mudança do tempo: quando a chuva é forte na cabeceira do rio Jacuípe, que corta o distrito de Jaguara em Feira de Santana, fica muito cheio e transborda. Foi o que aconteceu neste começo de ano novo com o início das chuvas de verão. Isto ajuda a encher reservatórios e garantir um futuro melhor para a agricultura do município. Significa verdadeira reviravolta na vida de quem sofria por causa da seca e agora se alegra ao ver que a situação está mudando.

Mesmo com estradas danificadas e a ligação entre algumas comunidades rurais e à zona urbana prejudicada, ninguém reclama. Alguns preferem aproveitar o banho na correnteza do rio cheio e de cachoeiras.

AJUDA OFICIAL

Todos os anos a Prefeitura ajuda os pequenos produtores rurais do município com a limpeza de aguadas, fornecimento de máquinas para o preparo do solo, além da doação de sementes para o plantio – feijão e milho. No ano passado foram distribuídas 60 toneladas de sementes, beneficiando cerca de 10,5 mil famílias.


Fonte: secom/Foto/Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário