quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Programa Empresa Amiga da Educação em destaque


Com o objetivo de estimular a responsabilidade social entre as empresas baianas e de trazer benefícios para o sistema educacional, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou na Assembleia Legislativa (AL) o projeto de Lei nº 20.072/2012, que cria o programa “Empresa Amiga da Educação”. A proposição foi tema de discurso da parlamentar na tribuna da Casa nesta quarta-feira (12).

“Em verdade, a educação é um direito constitucional que deve ser provido pelo Estado, porém isso não quer dizer que o cidadão que pode fazer algo para melhorá-la deve ficar isento. Toda contribuição positiva é sempre bem vinda! Sem dúvidas o ensino público brasileiro precisa ser melhorado. Em recente pesquisa que determinou o ranking global de educação, o Brasil ficou em penúltimo lugar, ou seja, obteve a segunda pior colocação. O estudo comparou 40 países, levando em conta aspectos como notas de testes e qualidade de professores”, explicou Graça Pimenta.

A parlamentar considera o resultado do levantamento citado preocupante, pois, segundo ela, a educação é algo fundamental para o desenvolvimento de um povo, para o progresso das nações. “A educação é uma forma de assegurar o desenvolvimento moral do ser humano. O conhecimento faz com que lutemos por uma sociedade mais justa e igualitária. Investir no setor educacional, na elevação do nível dos docentes, na melhoria da estrutura dos prédios escolares, na aquisição de equipamentos para atividades didáticas, é vislumbrar um futuro mais digno, com cidadãos mais conscientes sobre a sua função na sociedade”, acrescentou.

Graça Pimenta acredita que tornar a escola um local mais atrativo para os alunos é um meio de evitar que os estudantes deixem de frequentar as aulas. De acordo com a parlamentar, a participação das empresas neste processo de transformação do ambiente escolar pode ocorrer através de doações de materiais; realização de obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação dos prédios escolares; ou de outras ações que beneficiem a escola. Os empresários que se tornarem parceiros desse projeto poderão divulgar, com fins promocionais e publicitários, as ações praticadas em benefício da escola adotada para que a sociedade tome conhecimento de que eles têm responsabilidade social.

“O que desejamos é que todos tenham acesso a uma educação de alto nível, com professores qualificados, prédios em condições adequadas, material didático moderno e métodos pedagógicos que estimulem o aluno. A aprovação desse projeto nas comissões e no plenário desta Casa representa um passo importante para que a tão desejada educação de qualidade possa estar cada vez mais próxima”, finalizou Graça Pimenta.

Fonte: Assessoria da deputada Graça Pimenta


Nenhum comentário:

Postar um comentário