domingo, 16 de dezembro de 2012

Personalidades na Revista do IHGFS 


Maria Aparecida Machado, Auta Pereira de Azevêdo, Leolindo Lourenço da Silva e Renato Motta. Estas são algumas das personalidades destacadas na 9ª edição da revista do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana (IHGFS), lançada na manhã deste sábado (15), no Restaurante Cravo e Panela, localizado no Ville Gourmet.

A nona edição do periódico traz o necrológio, biografias e artigos de personalidades de Feira de Santana e região, além de uma peça de teatro, em 175 páginas. A editora da revista, Lélia Vitor Fernandes, conta que os textos foram produzidos por familiares, amigos e biógrafos.

“O de Auta Pereira, por exemplo, foi escrito por seu filho, o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo. Já o necrológio da jornalista Aparecida Machado foi feito pela jornalista e diretora do Departamento de Jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), Maria Madalena de Jesus”, disse Lélia.

Ao pronunciar-se sobre sua produção, Madalena ressaltou que o texto foi produzido após a morte da jornalista. Quando procurada pelo presidente do instituto Nilton Bellas Vieira para a publicação do texto na revista, Madalena acrescentou informações sobre a trajetória de Cida Machado ao material.

“Este momento é lindo para falar de Cida porque ela era vida, cor e brilho. Ela demonstrava isso no falar, no dançar, no vestir. Na oportunidade, quero destacar que as outras personalidades relembradas na revista também são muito importantes”, declara Madalena.
Os artigos publicados na revista, por sua vez, trazem temas como “Maria Quitéria e o Dois de Julho”, “Projeto Cultural Santana dos Olhos D’Água”, “Adeus, Ponto Central!” e o “Histórico de Feira de Santana”. A peça de teatro “Santana” Profana e Matada foi escrita pelo escritor e poeta Franklin Maxado.

Segundo Vieira, foram produzidos 500 exemplares da revista, sendo que cerca de 110 são doados para as pessoas ligadas à associação. “As outras cópias são distribuídas gratuitamente em emissoras de rádio, bibliotecas e encaminhadas para os outros Institutos Históricos e Geográficos do país, além de estarem disponíveis na sede do instituto”, disse Veira. O IHGFS fica na avenida Senhor dos Passos, 1.101, centro, no prédio do Arquivo Público Municipal.

O evento também contou a presença de diversos familiares e amigos dos homenageados, filiados ao IHGFS, além do secretário José Raimundo Pereira de Azevêdo.

Fonte: Secom/Foto/Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário