segunda-feira, 30 de junho de 2025

Feirenses já podem doar roupas e sapatos em contêiner no estacionamento da Prefeitura

 

Os feirenses interessados em participar de projeto social visando à reciclagem de roupas, sapatos e acessórios já podem fazer a doação à Associação Humana Povo para o Povo Brasil. A coleta dos produtos está sendo realizada em sistema de autoatendimento em um mini contêiner instalado no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana, ao longo da avenida Getúlio Vargas.

A iniciativa da entidade conta com o apoio da Prefeitura, que autorizou a implantação de cerca de 40 pontos de coleta espalhados por locais estratégicos da cidade.

O prefeito José Ronaldo ressaltou a importância da reciclagem de produtos que podem ser reaproveitados em vez de serem destinados ao aterro sanitário. Dessa forma, é possível dar uma vida mais longa aos materiais e evitar a poluição ambiental.

O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, observa que roupas e calçados, segundo pesquisa em nível mundial, representam o segundo maior poluidor do meio ambiente, ficando atrás somente de derivados químicos do petróleo.

A caixa de coleta de autoatendimento foi instalada na tarde desta segunda-feira (30), no estacionamento da Prefeitura. E bastou entrar em funcionamento para receber de imediato a doação de cerca de 15 pares de sapatos do sapateiro Ellijonh de Oliveira. “Pense que se cada um fizer uma doação, apenas um item pelo menos, fará muita diferença e o resultado será muita gente feliz ao receber as doações”, destacou.

A executiva de implementação do projeto Humana Brasil, Cláudia Andrade, revela que todos os produtos coletados passam por uma curadoria que segue padrão internacional, avaliando o estado do produto têxtil para que possam ser reutilizados na fabricação de outros itens, como nécessaire, porta-cartões e ecobag.

Já a coordenadora executiva da Humana Brasil, Liliam Pitanga, destaca o impacto social do projeto, que cuida do meio ambiente através do reaproveitamento de roupas e calçados. “Além dos pontos de coleta, futuramente planejamos implementar o projeto em Feira de Santana”, afirmou.

Também acompanharam o ato o secretário de Cultura, Cristiano Lôbo; o secretário de Governo. Neto Bahia; e a secretária de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Márcia Ferreira.


Fotos: Washington Nery

 

Fuzis de uso restrito são apreendidos durante operação da Polícia Civil no município de Cafarnaum


 

A Polícia Civil da Bahia apreendeu, nesta sexta-feira (27), dois fuzis de calibre 7,62 durante a deflagração da Operação Strike, no município de Cafarnaum, região da Chapada Diamantina. A ofensiva teve como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e roubos a instituições financeiras.

 Além dos fuzis, também foram apreendidos 17 kg de cocaína, 1,5 kg de maconha, balanças de precisão, uma carabina calibre 9 mm, um revólver, carregadores, munições, coletes balísticos e dois veículos. 

Os materiais foram encontrados em dois imóveis distintos: um no povoado de Junco Novo e outro no povoado de Recife de João André, ambos em Cafarnaum. As investigações apontam que o arsenal e os entorpecentes pertencem a um grupo  criminoso com atuação na região da Chapada Diamantina. O prejuízo estimado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 800 mil.

A ação foi coordenada pelas Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Seabra e Irecê, com apoio da Coordenação de Apoio Tático e Técnico à Investigação (CATTI/Chapada e Diamantina) e da 5ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes. As apurações continuam com o objetivo de identificar e desarticular os demais membros do grupo.

Fonte:  ASCOM

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Casa do Trabalhador com 692 oportunidades de emprego nesta sexta-feira (27); Atento oferece 470 vagas

 

A Casa do Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), está disponibilizando nesta sexta-feira (27) um total de 692 vagas de emprego em Feira de Santana. O grande destaque é a empresa Atento, que oferece 470 oportunidades para o cargo de Especialista em Atendimento SAC e E-commerce.

Para concorrer às vagas da Atento, é necessário ter Ensino Médio completo, conhecimento em informática, habilidade com Pacote Office e Google Chrome, além de boa digitação. Experiência anterior com atendimento ao cliente será considerada um diferencial.

Outro grande volume de oportunidades vem do Mix Mateus Supermercados, com 165 vagas distribuídas em diferentes funções, incluindo açougueiro, atendente de loja (PCD), auxiliar de açougue, cozinheiro, fiscal de prevenção de perdas, peixeiro, promotor de marcas, repositor (de frios e hortifrúti), separador de mercadoria e vendedor interno para atacadista. A maioria exige Ensino Médio completo e, em alguns casos, experiência comprovada.

A Casa do Trabalhador está localizada na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 527A (antiga Rua de Aurora), e funciona de segunda a sexta-feira. Os interessados devem comparecer munidos de RG, CPF, carteira de trabalho e currículo atualizado.

Além dessas empresas, há outras 57 vagas em diferentes segmentos e cargos como:

 

 

  • Açougueiro para comércio (1 vaga)
  •  
  • Agente de portaria com moto (2 vagas)
  •  
  • Ajudante de depósito (5 vagas)
  •  
  • Atendentes de balcão, loja e mesa (total de 5 vagas)
  •  
  • Auxiliar administrativo PCD (20 vagas)
  •  
  • Auxiliar de manutenção predial (2 vagas)
  •  
  • Auxiliar de padeiro e cozinheiro geral (2 vagas)
  •  
  • Churrasqueiro (1 vaga)
  •  
  • Mecânico de máquinas pesadas (1 vaga)
  •  
  • Motorista de caminhão com CNH D (1 vaga)
  •  
  • Pedreiro (6 vagas)
  •  
  • Recepcionista atendente (1 vaga)
  •  
  • Soldador (2 vagas)
  •  
  • Supervisor de atendimento ao cliente (1 vaga)
  •  
  • Surfassagista na indústria ótica (1 vaga)
  •  
  • Vendedores (6 vagas, entre pracista e consórcios)



Foto: Valto Novaes - Arquivo


Ações de combate à violência doméstica e crimes patrimoniais resultam em prisões e apreensões em seis cidades baianas

 

A Polícia Civil da Bahia deu cumprimento, nesta quinta-feira (26), a mandados judiciais de prisão, busca e apreensão em diferentes regiões do estado, como parte de um conjunto de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e à repressão de crimes patrimoniais. Ao todo, foram seis mandados de prisão cumpridos, dois mandados de busca com apreensões de armas de fogo, e outras diligências para responsabilização de agressores.

No município de Jequié, a “Operação Estopim”, deflagrada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), prendeu dois homens por descumprimento de medidas protetivas de urgência. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal do município.

Já em Juazeiro, a equipe da Deam identificou um foragido da Justiça durante o registro de uma ocorrência de violência doméstica. O homem havia fornecido dados falsos ao tentar se qualificar, mas, após diligências, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto por regressão cautelar, expedido pela Vara de Execuções Penais. Ele foi preso e segue à disposição da Justiça.

Na capital baiana, duas ações distintas resultaram na apreensão de armas. Na região da Baixa de Quintas, a Deam de Brotas cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um homem investigado por violência doméstica. Uma pistola calibre 9 mm, com carregador e 18 munições, foi apreendida durante a diligência. Já no bairro do Itaigara, a Deam de Periperi realizou a apreensão de três armas de fogo,uma pistola Glock 9 mm, uma pistola Taurus .45 ACP e uma espingarda calibre 12, em posse de um homem de 33 anos, investigado por lesão corporal e ameaça contra a companheira. O mandado foi expedido pelo Plantão Judiciário da Comarca de Salvador.

Em Santo Antônio de Jesus, uma ação integrada entre a 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), a Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATTI/Leste), o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam/SAJ) e a Deam de Brotas resultou na prisão de um homem investigado por tentativa de feminicídio. Ele foi localizado em uma fábrica de estofados, na BA-046.

Também nesta quinta-feira, em Divinópolis, no estado de Goiás, um homem condenado a 20 anos e cinco meses de prisão por estupro de vulnerável foi capturado em ação conjunta entre o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) de Luís Eduardo Magalhães e a Polícia Militar de Goiás. O crime foi cometido contra a própria sobrinha, de 11 anos, no município baiano.

As ações integram o reforço operacional permanente promovido pelas unidades especializadas da Polícia Civil da Bahia, com foco no enfrentamento à violência doméstica, de gênero e à criminalidade violenta, assegurando proteção às vítimas e responsabilização dos agressores.
 

Fonte: ASCOM

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Integrante de organização criminosa de Belmonte tem mandado de prisão cumprido

 

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Belmonte, em continuidade às investigações de tráfico de drogas na cidade e desarticulação de uma organização criminosa, cumpriu na manhã desta quarta-feira (25), no bairro Biela, um mandado de prisão temporária contra um homem de 20 anos.

O suspeito é investigado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A Polícia Civil também apuração a ligação do homem com uma liderança criminosa de Belmonte que está recolhida no Conjunto Penal de Serrinha.

O acusado foi submetido aos exames de praxe e permanece à disposição da Justiça. As investigações prosseguem visando identificar outros envolvidos no grupo criminoso e desarticular completamente a rede de tráfico de drogas na região.

Fonte: ASCOM

 

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Líder de organização criminosa em Camaçari é preso em Fortaleza durante ação conjunta com a Polícia Civil do Ceará

 

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e do Ceará cumpriu, na terça-feira (24), na cidade de Fortaleza, dois mandados de prisão preventiva contra Marivan Elias da Silva, de 39 anos, conhecido como “Kila”. O investigado ocupa a carta ‘Valete de Paus’ do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública.

Marivan é apontado como líder de uma organização criminosa com atuação em diversos bairros de Camaçari, como Jardim Limoeiro, Gleba E, Parque Satélite e Mari. Os mandados foram expedidos pela Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Camaçari.

As investigações apontam o homem como responsável por diversos crimes, incluindo dois homicídios qualificados. Um dos casos refere-se ao assassinato do adolescente Filipe Oliveira Barbosa dos Santos, de 16 anos, morto em janeiro deste ano, no bairro Burisatuba. Conforme o inquérito policial, o crime teria sido ordenado pelo investigado e outra liderança do grupo criminoso, como parte de uma retaliação na disputa pelo tráfico de drogas na região.

O outro crime atribuído a ele é um duplo homicídio ocorrido em dezembro de 2021, que vitimou Isaque Santos da Silva e Keven Silva Moreira, de 19 e 21 anos. Os jovens foram sequestrados e posteriormente encontrados mortos, com sinais de tortura e mutilações. A motivação teria sido o furto de uma bicicleta de um membro da organização criminosa.

Durante o cumprimento do mandado, os policiais constataram que o acusado residia em um condomínio de alto padrão, utilizando documentos falsificados e apresentando-se com o nome falso de Nicolas da Silva.

A prisão foi realizada por meio de equipes da 4ª Delegacia de Homicídios (DH/Camaçari) e da Coordenação de Operações e Inteligência do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio das equipes dos Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) e Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil do Estado do Ceará.

Fonte:  ASCOM

 

terça-feira, 24 de junho de 2025

Pagode romântico do Raça Negra dá clima especial ao São João de São José

 

Fenômeno do pagode romântico, o grupo Raça Negra reuniu milhares de pessoas de toda a região para dançar bem juntinho no Arraiá de Feira, durante o São João de São José. O show, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, marcou o encerramento das festividades juninas no distrito de Maria Quitéria, na madrugada desta segunda-feira (24).

Ao lado da primeira-dama Ivanete Rios de Carvalho e de secretários municipais, o prefeito José Ronaldo acompanhou a apresentação e celebrou o sucesso do evento. Segundo ele, a festa se destacou tanto pela qualidade da programação quanto pelo público numeroso que lotou a praça do distrito.

Na estrada há 42 anos, o Raça Negra trouxe o clima romântico para aquecer a noite fria, com sucessos que falam de amor em suas diversas formas e embalaram a plateia.

No repertório, clássicos como “Cheia de Amor”, “Ciúme de Você”, “É Tarde Demais”, “Deus Me Livre”, “Sozinho”, “Quando Te Encontrei” e “Não Posso Dizer Adeus” animaram os fãs que, em coro, celebraram a banda que revolucionou o samba e se consagrou como a maior referência do pagode romântico nos anos 1990.

Além da atração principal, a programação da noite também contou com os shows de Galeguinho SPA, Catuaba com Amendoim, Dr. Ed e Flor de Jurema, que mantiveram o público animado até o fim da festa em São José.


Fotos: Washington Nery

 

domingo, 22 de junho de 2025

Com romantismo, Daniel emociona o público na abertura do Arraiá de Feira em São José

 

O distrito de Maria Quitéria (São José) viveu uma noite para guardar na memória com carinho. A abertura oficial do Arraiá de Feira, neste sábado (21), teve um momento marcante com a apresentação do cantor Daniel, que trouxe ao palco a força do romantismo que o consagrou em todo o Brasil.

Conhecido por seu repertório romântico e sua voz serena, Daniel cantou grandes clássicos da sua carreira. A plateia, formada por fãs de todas as idades, acompanhou em coro sucessos como “Adoro Amar Você”, “Estou Apaixonado” e “Te Amo Cada Vez Mais”, criando uma atmosfera de conexão profunda entre artista e público.

Entre os que viveram esse momento com intensidade estava o radialista Leon Vieira, que veio de Santo Estêvão só para ver o ídolo de perto.

“A primeira vez que vi Daniel foi em 2015, lá em Sorocaba, minha terra natal. Depois em 2018, em Votorantim. Hoje, aqui na Bahia, foi especial. Sou locutor de rádio, e foi ouvindo Daniel que aprendi a cantar, que me inspirei pra seguir minha profissão. Ele representa parte da minha história, da minha infância com meu pai, e das minhas raízes sertanejas. Ouvir ele ao vivo de novo foi como reviver tudo isso”, relatou.

Com uma apresentação marcante, o Arraiá de Feira começou mostrando que a festa junina também é tempo de reencontros, de memórias e romantismo.

Fotos: Cau Preto

 

 

Autor de dano com bomba junina é preso em flagrante durante festejos em Brejões

 

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Brejões (9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), prendeu em flagrante um homem de 24 anos, suspeito do crime de dano qualificado com uso de artefato explosivo durante os festejos juninos no município.

O crime ocorreu no sábado (21), no centro da cidade, quando o suspeito arremessou uma bomba junina de alta potência nas proximidades de um veículo ocupado por uma mulher. O impacto da explosão quebrou o vidro lateral do automóvel, colocando em risco a integridade da vítima.

Após o ocorrido, a mulher procurou atendimento na Delegacia Territorial, que acionou o sistema de videomonitoramento do município. As imagens permitiram a identificação do veículo utilizado na ação. Com base na rota de fuga registrada pelas câmeras, a Guarda Civil Municipal localizou o carro ainda nas imediações da cidade.

O motorista foi conduzido à delegacia para averiguação e, em depoimento, confessou o crime, admitindo que tinha consciência dos riscos provocados pela ação. Ele foi autuado em flagrante e permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário.
 

Fonte: ASCOM

 

 

Nada de axé: Saulo entra no clima junino e faz show 100% forró na abertura do Arraiá de Feira


 

O distrito de Maria Quitéria, popularmente conhecido como São José - nome incorporado com ainda mais força nesse período - ganhou um brilho especial na noite deste sábado (21), com a abertura oficial do Arraiá de Feira. E quem roubou a cena foi Saulo Fernandes, mas não como o público costuma ver. Nada de axé, ou batida baiana. Dessa vez, o cantor trocou o timbau pela zabumba, se rendeu à sanfona e ao triângulo, e mergulhou de corpo e alma no autêntico forró nordestino.

Com um repertório recheado de clássicos do forró, Saulo fez um verdadeiro arrasta-pé sob a lua junina. Era cada nota da sanfona que arrepiava, cada batida do triângulo que fazia o coração pulsar no compasso da tradição. Em vez de levantar poeira no carnaval, ele levantou o chão da praça de tanto que o povo dançou.

“O São João mora fundo no meu coração. Hoje vim só com forró, pra honrar essa festa linda. E o que recebi aqui foi uma energia que não dá pra explicar, só sentir. Feira de Santana, São José, vocês me abraçaram de um jeito especial. Muito obrigado por essa noite mágica”, disse o cantor, visivelmente emocionado.

Com muito arrasta-pé, chapéus de palha e olhos brilhando de alegria, o público se entregou por completo ao ritmo quente do Nordeste. Foi uma noite onde a tradição falou mais alto, e Saulo provou que quando a música é de verdade, ela atravessa estilos e toca direto no coração.

Fotos: Cau Preto

 

sábado, 21 de junho de 2025

Polícia Civil identifica autores de homicídio e prende um dos envolvidos em Ribeirão do Largo

 

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Ribeirão do Largo e da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), elucidou o homicídio que vitimou Rafael Pereira Viana, de 34 anos, ocorrido na madrugada de quinta-feira (19), no distrito de Nova Brasília, em Ribeirão do Largo. A vítima foi morta a tiros na porta de casa, ao retornar de uma festa.

Na manhã desta sexta-feira (21), ações integradas entre as polícias Civil e Militar cumpriram os mandados de busca e prenderam temporariamente o GCM. Já o PM, segue sendo procurado pelas equipes de polícia judiciária.

Com base na análise de imagens de câmeras de segurança e em oitivas de testemunhas, os investigadores identificaram o cabo da Polícia Militar e o guarda civil municipal como autores do crime.

A motivação do homicídio pode ter relação com uma briga ocorrida entre a vítima e o policial. As investigações apontaram também que o guarda esteve na cena do crime e recolheu as cápsulas deflagrados.

O investigado foi apresentado na unidade policial e segue custodiado à disposição do Poder Judiciário.

Fonte:  ASCOM

sexta-feira, 20 de junho de 2025

SEMOB reforça transporte público para garantir mobilidade durante os festejos de São João e São Pedro

 

Com o objetivo de assegurar mobilidade e segurança aos foliões que participarão dos festejos juninos, a Prefeitura de Feira de Santana, por determinação do prefeito José Ronaldo, vai reforçar o transporte coletivo nos principais distritos onde ocorrerão as celebrações de São João e São Pedro. A ação é coordenada pela SEMOB (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), que preparou uma operação especial para atender à população com mais conforto e eficiência.

De acordo com o titular da pasta, Sérgio Carneiro, além dos horários regulares das linhas urbanas e distritais, serão disponibilizados 12 ônibus extras, que circularão nos principais dias de festa.

Maria Quitéria

Nos dias 21, 22 e 23 de junho, durante o São João de Maria Quitéria, serão acrescentados seis veículos extras para reforçar o transporte das linhas:

  • Linha 50 – via Carro Quebrado
  • Linha 56 – via Pé de Serra
  • Linha 84 – via Caldeirão
  • Linha 123 – via Ovo da Ema

O ponto de ônibus estará localizado na Rua Real, a cerca de 100 metros da praça onde acontece o evento. No mesmo local, também haverá pontos organizados para táxis, mototáxis e carros de aplicativo, facilitando o deslocamento dos visitantes.

Tiquaruçu

Já em Tiquaruçu, a linha 127 (via Socorro) atenderá os foliões durante o evento, com ponto de ônibus a 200 metros do local da festa.

Humildes

Durante o São Pedro, celebrado nos dias 27, 28 e 29 de junho, o distrito de Humildes contará com seis veículos extras para complementar a linha 012 (via Limoeiro). O ponto de ônibus ficará na Rua Cônego Olímpio, a 350 metros do evento. Também haverá ponto de apoio para táxis, mototáxis e aplicativos a 100 metros da área de festa.

Bonfim de Feira

Nos dias 28 e 29 de junho, o transporte em Bonfim de Feira será realizado pelo STPAC – Serviço de Transporte Público Alternativo e Complementar – com ponto de embarque e desembarque na Rua Bernardino Bahia, a apenas 50 metros do evento.

Jaíba

Em Jaíba, também nos dias 28 e 29, a linha 053 (via São Domingos) será responsável pelo atendimento. O ponto de ônibus estará a 50 metros da área da festa.

Segundo Sérgio Carneiro, a medida visa garantir que todos possam participar com tranquilidade das festividades. “Da mesma forma que garantimos a mobilidade de trabalhadores, estudantes e usuários nos dias normais, também estaremos atentos para que o nosso povo tenha transporte coletivo seguro e eficiente para seu entretenimento”, afirmou o secretário. 

Ele ainda completou desejando boas festas à população. “Espero que todos tenham um excelente São João e São Pedro, com muita paz, tranquilidade e confraternização”.

 

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Divulgada a grade completa do São João no Arraiá de Feira; confira

 

O São João de São José, no distrito de Maria Quitéria, já começa com força total neste sábado (21). As grandes atrações da primeira noite são o cantor Daniel, um dos maiores nomes da música romântica brasileira, e o irreverente Saulo Fernandes, que promete embalar o público com sua mistura de axé, forró e baião em clima de São João.

A festa, organizada pela Prefeitura de Feira de Santana, integra o Arraiá de Feira e vai movimentar também os distritos de Tiquaruçu e Jaguara, com quatro dias de música, tradição e muita animação. O palco de São José, já montado ao fundo da igreja católica, é um dos mais tradicionais da Bahia e recebe milhares de forrozeiros todos os anos.

No sábado (21), além de Daniel e Saulo, a noite também contará com shows de Márcio Alves, Bom de Pisada e Daniel Vieira. No domingo (22), sobem ao palco artistas como Berg Rabelo, ex-vocalista da banda Calcinha Preta, o fenômeno Devinho Novaes, além de Victor Viotti e Beth Dias.

Na segunda-feira (23), o forró continua com a energia contagiante de Catuaba com Amendoim, Doutor Ed, Galeguinho, e a aguardada apresentação da consagrada banda Raça Negra, que promete embalar o público com seus sucessos românticos. A noite ainda terá show da banda Flor de Jurema.

Já nos distritos de Tiquaruçu e Jaguara, a animação também será garantida. Em Tiquaruçu, a festa acontece nos dias 22 e 23 com Moisés Santana, Raimundinho do Acordeon, Regi Vaqueiro, Johnny Chamego e Delirious do Olhar. Em Jaguara, a programação será nos dias 23 e 24, com destaque para shows de Bahia Band, Tico Menezes, Paulo Bindá, Forró do Zé, Mazinho Venturini, Nenen do Acordeon, Balanço Gostoso e Amor Voraz.

As majestades do São João 2025 também já foram escolhidas em Maria Quitéria: a rainha Marcela Silva e as princesas Vitória Régia e Isadora Ferraz irão representar a beleza e a alegria do povo feirense durante os festejos.

Com estrutura completa, segurança reforçada e valorização das tradições culturais, o Arraiá de Feira promete ser um dos maiores e mais animados da Bahia.

Programação de shows:

📍 Distrito de Maria Quitéria (São José)

  • Sábado, 21/06
    São José recebe: Márcio Alves, Daniel, Saulo Fernandes e Bom de Pisada  
  • Domingo, 22/06
    Shows com: Berg Rabelo, Devinho Novaes, Victor Viotti e Beth Dias  
  • Segunda-feira, 23/06
    Atrações: Catuaba com Amendoim, Doutor Ed, Galeguinho, Raça Negra e Flor de Jurema  

📍 Distrito de Tiquaruçu

  • Domingo, 22/06
    Forró garantido com: Moisés Santana, Raimundinho do Acordeon e Regi Vaqueiro  
  • Segunda-feira, 23/06
    Se apresentam: Johnny Chamego e Delirious do Olhar  

📍 Distrito de Jaguara

  • Segunda-feira, 23/06
    Shows com: Bahia Band, Paulo Bindá, Tico Menezes e Forró do Zé  
  • Terça-feira, 24/06
    Encerrando a festa: Mazinho Venturini, Nenen do Acordeon, Balanço Gostoso e Amor Voraz  

 

Polícias Civil e Militar capturam mulher com submetralhadora, revólver e drogas

 

Submetralhadora, revólver, carregador, munições e drogas foram apreendidos por equipes das Polícias Civil (13ª COORPIN – CATTI DIAMANTINA) e Militar (29ª CIPM) na cidade de Seabra, durante a Operação San Juan, deflagrada na manhã desta quinta-feira (19).

O trabalho conjunto das Forças Estaduais da Segurança Pública tem como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubos, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.

Os armamentos, munições e drogas, além de celulares e R$ 30 mil em cheques bancários foram localizados em residências utilizadas pelos criminosos, que foram alvos de mandados de busca e apreensão. Uma mulher acabou presa em flagrante.

Outras diligências continuam sendo desenvolvidas na região, buscando capturar outros integrantes do grupo criminoso.

Fonte: SSP

Operação Demão Final prende suspeitos pelo homicídio de pintores no município de Ilhéus

 

A Polícia Civil da Bahia prendeu dois homens e cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (18), durante a Operação Demão Final, deflagrada pelo Núcleo de Homicídios da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus). A ação teve como alvo suspeitos de envolvimento no duplo homicídio dos pintores Danilo Matos Santos, de 31 anos, e Sidnei Café de Souza, de 37, ocorrido em maio de 2023.

As vítimas, que eram cunhados e atuavam na construção civil, foram atraídas para uma emboscada com o pretexto de realizar um orçamento de pintura. Elas foram executadas a tiros, e os corpos encontrados em uma área de manguezal às margens da BA-001.

Durante o cumprimento dos mandados, um homem de 23 anos foi preso por força de mandado de prisão preventiva, como suspeito de participação direta nas execuções. Já o mestre de obras, apontado como mandante do crime, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma. Ele era ex-empregador de Danilo Matos e responde a uma ação trabalhista movida pela vítima, no valor de R$ 218 mil.

Na residência do homem indicado como mandante, localizada em Ilhéus, foram apreendidas uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, munições de uso restrito, quatro celulares, um notebook, um tablet, dois pen drives e R$ 41.365,00 em espécie. Outro investigado por envolvimento nas execuções morreu em confronto com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, em novembro de 2024, no município de Belford Roxo (RJ).

Premeditação e logística criminosa: As investigações apontam que o crime foi motivado por vingança, após o ajuizamento da ação trabalhista. O acusado teria ameaçado Danilo, que chegou a deixar a cidade. A dupla foi executada entre 18h e 19h do dia 11 de maio de 2023, após sair de casa para atender ao chamado falso.

Dois veículos foram usados para transportar e acompanhar as vítimas até o local da execução. A dinâmica do crime foi comprovada por meio de rastreamento por GPS, câmeras de segurança e outros recursos investigativos.

Fonte: ASCOM

 

Operação Em Chamas finaliza com 2,5 milhões de unidades de fogos apreendidas na Bahia

 

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), executou nesta quarta-feira (18), a quarta fase da Operação Em Chamas 2025, que alcançou um balanço histórico de 2,5 milhões de unidades de fogos de artifício apreendidas em toda a Bahia. Este é o maior volume registrado desde a criação da operação em 2015. No quarto e último dia da operação, foram recolhidas cerca de 40 mil unidades de fogos ilegais para destruição. As fiscalizações ocorreram em quatro estabelecimentos na Feira de São Joaquim e em oito barracas na feira de fogos da Avenida Paralela, em Salvador.

Durante a abordagem, um dos proprietários tentou se desfazer do material ilegal, mas foi flagrado pelos policiais civis, conduzido e autuado na Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). Ele responderá a inquérito policial pelo crime de comercializar mercadorias impróprias para consumo. Uma das novidades desta edição foi o uso do App SisFisc/CFPC, desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência (NI) da CFPC. A ferramenta proporcionou mais agilidade e precisão no registro dos dados, permitindo o controle em tempo real das fiscalizações, com geolocalização dos locais vistoriados e detalhamento das apreensões por cidade e estabelecimento, ampliando também a transparência das ações.

Números da Operação:

Nos dias 12, 13, 17 e 18 de junho, foram fiscalizados 58 locais de comércio,  01 de produção clandestina, sendo instaurados quatro inquéritos policiais. A Operação Em Chamas foi realizada na capital baiana, na Região Metropolitana e nas cidades de Alagoinhas, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Sapeaçú, Serrinha e Feira de Santana. "O resultado dessa operação é fruto de um trabalho estratégico, planejado e integrado. A retirada desse volume expressivo de produtos irregulares do mercado representa a preservação de vidas e a redução significativa dos riscos de acidentes. Seguimos firmes no enfrentamento ao comércio clandestino de produtos controlados, sempre priorizando a segurança e a saúde da população”, destacou o delegado Arthur Gallas, coordenador da CFPC.

A Operação Em Chamas contou com o apoio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) através da Decon, do Procon Bahia, Conselho de Defesa do Consumidor de Salvador e Lauro de Freitas (Codecon), Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Exército Brasileiro, Conselho Regional de Química (CRQ) e Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte: ASCOM

terça-feira, 17 de junho de 2025

Prefeitura de Feira de Santana institui programa de recuperação e quitação de débitos fiscais

 

O prefeito José Ronaldo de Carvalho vai sancionar nos próximos dias a lei que institui o Programa de Recuperação e Estímulo à Quitação de Débitos Fiscais no Município de Feira de Santana. O projeto, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em última discussão pela Câmara Municipal nesta terça-feira (17) e comunicado oficialmente ao prefeito pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Marcos Lima.

A iniciativa tem como objetivo oferecer condições especiais para que contribuintes – pessoas físicas ou jurídicas – regularizem débitos junto ao município, com possibilidade de descontos e parcelamentos facilitados.

Débitos abrangidos

O programa contempla créditos de qualquer natureza, tributários ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, protestados ou a protestar, inscritos ou a inscrever em cadastros de inadimplência, como Serasa e SPC. Também estão incluídos débitos objeto de parcelamento anterior não cumprido, cujos fatos geradores tenham ocorrido até a data da promulgação da lei. Estão excluídas apenas multas por infrações à legislação de trânsito e ambiental.

Formas de pagamento

Os débitos poderão ser quitados à vista ou parcelados em até 36 vezes mensais e sucessivas, com descontos escalonados sobre juros, multas e encargos:

  • Pagamento à vista: 100% de redução de juros e multas;
  • Parcelamento em até 12 vezes: 70% de redução;
  • Parcelamento entre 13 e 24 vezes: 50% de redução;
  • Parcelamento entre 25 e 36 vezes: 35% de redução.
  • A primeira parcela deverá corresponder, no mínimo, a 10% do valor total do débito.

Valor mínimo das parcelas

Os valores mínimos das parcelas serão estabelecidos conforme o perfil do contribuinte:

  • Pessoa física e MEI: R$ 150
  • Firma individual e microempresas: R$ 250
  • Empresas de pequeno porte: R$ 350
  • Demais pessoas jurídicas: R$ 600

Condições e efeitos legais

O parcelamento implicará em confissão irrevogável e irretratável da dívida, com desistência de recursos ou ações administrativas e judiciais. O não pagamento de três parcelas consecutivas ou alternadas resultará no cancelamento do parcelamento, com a retomada das cobranças integrais do débito, incluindo inscrição em dívida ativa, execução fiscal, protesto em cartório e negativação do nome do devedor nos serviços de proteção ao crédito.

Débitos já parcelados anteriormente também poderão ser incluídos no novo programa, mediante repactuação do saldo remanescente. A solicitação deverá ser feita por meio de requerimento formal junto à Secretaria Municipal da Fazenda, com a apresentação de documentos e assinatura de termo de confissão de dívida.

Compensação e divulgação

Os benefícios concedidos serão compensados com o aumento da arrecadação prevista e ajustes na base tributária municipal, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Prefeitura está autorizada a divulgar amplamente o programa em diversos meios de comunicação, como rádio, TV, internet e imprensa escrita.

A lei entra em vigor na data da sua publicação, com efeitos imediatos. Enquanto a regulamentação não for editada, os contribuintes já podem aderir ao programa com base nos benefícios estabelecidos na legislação.

 

Operação Flor de Aço prende seis suspeitos de violência doméstica em Santo Estevão

 

Seis homens suspeitos de violência doméstica foram presos durante a Operação Flor de Aço, deflagrada na manhã desta terça-feira (17), no município de Santo Estevão, por equipes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e da Delegacia Territorial do município, com o apoio da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana).

A ação busca combater formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, conferindo efetividade às ordens judiciais e fortalecendo a rede de proteção às vítimas em situação de vulnerabilidade. Seis mandados de prisão e dois de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos na zona rural e no centro daquele município.

Dez medidas protetivas de urgência foram fiscalizadas e atividades educativas e preventivas, como a distribuição de materiais informativos em pontos estratégicos da cidade, também foram realizadas durante a operação.

Fonte:  ASCOM

 

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Prefeitura de Feira e Caixa assinam contrato para projeto de infraestrutura na educação infantil

 

O Governo Municipal de Feira de Santana assinou contrato com a Caixa Econômica Federal visando o desenvolvimento de projeto pioneiro de Parceria Público-Privada (PPP) de infraestrutura na educação infantil da rede pública municipal. O acordo foi assinado pelo prefeito José Ronaldo e o vice-presidente de Governo da CEF, Tiago Cordeiro, e vai resultar na implantação de novas unidades escolares com suporte inovador privado nas áreas de estrutura de natureza não pedagógica.

O prefeito José Ronaldo ressaltou a importância da iniciativa visando garantir avanços na melhoria da qualidade da educação pública de Feira de Santana. “É um passo fundamental para ampliarmos a qualidade dos serviços prestados na área da educação infantil em nosso município. Estamos confiando em uma instituição com larga experiência técnica e credibilidade nacional para nos auxiliar na construção de um modelo sustentável e inovador, que traga benefícios reais para as crianças e famílias de Feira de Santana”, destacou.

Já o vice-presidente de Governo da Caixa, Tiago Cordeiro, reafirmou o compromisso com o desenvolvimento dos municípios. “A Caixa tem investido cada vez mais na estruturação de projetos que transformam a realidade das cidades. Feira de Santana está no caminho certo ao buscar soluções modernas e eficientes para melhorar a oferta de serviços públicos, especialmente em uma área tão sensível quanto a Educação Infantil”, disse.

Feira de Santana foi contemplada dentre 53 municípios no país e 25 consórcios convocados para receber o apoio do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP).

Os projetos para concessão de infraestrutura na área de educação infantil no município de Feira de Santana receberão assistência técnica e financeira oriunda do Fundo de Apoio, da Caixa Econômica e também do Ministério da Educação.

Os recursos poderão ser investidos na construção de novas unidades de creches e pré-escolas, equipagem, manutenção predial, limpeza, vigilância, lavanderia e outros serviços de suporte às unidades escolares, de natureza não pedagógica.

Durante a assinatura do contrato, o prefeito José Ronaldo esteve acompanhado dos secretários de Planejamento, Carlos Brito; de Administração, Sandra Peggy; e de Governo, Bahia Neto; e, representando a Caixa, o superintendente de Governo, Edmilson de Assis; o supervisor de Governo, Tárcio Majdalane; o gerente de Superintendência, Raynan Figueiredo; o coordenador de Governo, Plínio Alexandrino; e a gerente da filial de Governo, Elisa Boina.


Foto: Washington Nery

 

Proprietário de oficina é preso em flagrante por receptação e adulteração de veículo em Feira de Santana

 

Um homem de 44 anos, proprietário de uma oficina mecânica, foi preso em flagrante na última segunda-feira (16), durante ação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana. Ele é suspeito dos crimes de receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

A abordagem ocorreu no bairro Rua Nova, após alerta emitido pela Polícia Rodoviária Federal. O veículo inspecionado ostentava uma placa falsa e, após verificação técnica, foi identificado como produto de roubo/furto registrado no estado de São Paulo. Além disso, o automóvel possuía alienação fiduciária ativa (estava financiado e ainda pertencia ao banco) e apresentava sinais de adulteração no chassi e no motor.

O veículo e o proprietário foram conduzidos à sede da DRFR, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante. O homem permanece preso, à disposição do Poder Judiciário. As investigações continuam, com o objetivo de identificar e prender outros envolvidos no esquema criminoso.

Fonte: ASCOM

 

Adolescente é apreendido em flagrante por compartilhamento de pornografia infantil em Santo Antônio de Jesus

 

Um adolescente foi apreendido em flagrante, na manhã desta segunda-feira (16), durante a primeira fase da Operação Infância Protegida, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia no município de Santo Antônio de Jesus. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do suspeito, onde foram localizados celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos com vasto material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. A ação é resultado de uma força-tarefa entre unidades especializadas da corporação, com o objetivo de combater o armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil em ambiente virtual.

As investigações, que tiveram início há cerca de um mês em colaboração com a Polícia Federal, indicam que o adolescente integrava uma rede internacional de pedofilia, com participação ativa em grupos de redes sociais voltados à comercialização e difusão de conteúdo ilegal. O suspeito e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. O ato infracional foi tipificado como análogo aos crimes de armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil.

As diligências seguem em andamento com o objetivo de identificar outros envolvidos na rede criminosa. Ação foi realizada pela Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus, do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), através do Núcleo Especializado de Repressão aos Crimes Sexuais contra Criança e Adolescente em Ambiente Virtual (NERCCA), do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) do município,  do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação CATTI/Leste. 

Fonte: ASCOM