terça-feira, 28 de março de 2023

Crise no Centro de Saúde Especializado (CSE) é alvo de atenção do secretário de Justiça e Direitos Humanos

 

Em crise, com sérias dificuldades para garantir o atendimento à população LGBTQIA+, o Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho, localizado na rua Geminiano Costa, é alvo da atenção do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.  A informação é do vereador Professor Ivamberg (PT), que levou esta pauta ao conhecimento do titular da pasta governamental, recentemente. O CSE, segundo ele, tem apenas uma médica em serviço, no momento.  Vários profissionais estão há mais de três meses sem receber salário e até mesmo sem vínculo contratual. "É atenção básica, tem que ser oferecida pela Prefeitura, mas em Feira, isto não acontece", critica.

Conforme o vereador, o secretário de Estado, que é feirense, "na defesa do direito da população", está tratando do assunto de forma articulada com  a  sua colega da pasta de Saúde, Roberta Santana. "Felipe está fazendo um trabalho excepcional e muito atento às necessidades de Feira de Santana", reconhece. Para Ivamberg, "é lamentável" o CSE, responsável por pacientes de doenças infecto-contagiosas, estar nesta situação, "o que se deve a um Orçamento muito mal gerido pelo Município".

CENTRO ESTADUAL PARA CRIANÇAS COM MICROCEFALIA

A reunião de Ivamberg com o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado também resultou no compromisso de um estudo visando a implantação, nesta cidade, de um Centro Estadual de Referência para Crianças com Microcefalia, além de assistência psicológica para as suas mães. A doença acometeu dezenas de bebês nascidos no período pós-surto do zika vírus, anos atrás, com subdesenvolvimento de crânio e cérebro. Felipe Freitas ainda fará gestões acerca de um terceiro tema de relevância para o Município, conforme o vereador. Trata-se da ampliação da Central Estadual de Interpretação de Libras neste Município. O órgão atende não apenas na tradução em eventos de interesse público, mas também assiste a demandas específicas de cidadãos portadores de surdez.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário